Pretérito imperfeito e perífrases imperfectivas em variação na codificação da função narrativa em contos escritos em espanhol
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n1a4593Resumo
Neste artigo, tratamos da variação linguística entre o pretérito imperfeito do indicativo e perífrases imperfectivas na codificação da função narrativa em espanhol. Nossos dados provêm de vinte e quatro contos escritos nessa língua, selecionados por comarca cultural: Caribe; México e América Central; Andes; Rio da Prata; Chile e Espanha. Obtivemos 671 dados, sendo 644 formas do pretérito imperfeito do indicativo, 96% do total, e 27 perífrases imperfectivas de passado, o que corresponde a 4% do total. Constatamos que, na função narrativa, o pretérito imperfeito ocorre, mais frequentemente, condicionado por modalidade irrealis, plano discursivo figura, objeto não afetado pela ação verbal, verbos dinâmicos e orações negativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)