Sobre a função de dicionários escolares voltados para o segundo ciclo do ensino fundamental

Autores

  • Larissa Moreira Brangel UFRGS
  • Félix Valentín Bugueño Miranda UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n1a4597

Resumo

De acordo com Bugueño-Miranda e Farias (2008, 2009), obras lexicográficas devem ser compiladas à luz de três axiomas: um enquadramento taxonômico, a definição de um perfil de usuário e o reconhecimento de uma função para a obra. O presente trabalho traça algumas considerações sobre o terceiro axioma. Com base na distinção entre onomasiologia e semasiologia, procuramos estabelecer as possíveis funções que um dicionário voltado para o segundo ciclo do ensino fundamental poderia cumprir junto a seus consulentes. Tendo em vista o público-alvo da obra analisada, concluímos que este tipo de obra deveria se restringir à função de decodificação linguística.

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Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos