Capacidades precoces de processamento linguístico e desenvolvimento gramatical: a aquisição dos princípios de ligação em português brasileiro (PB)
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2015.v11n1a4624Resumo
A aquisição dos princípios A e B da Teoria da Ligação por crianças em fase de aquisição do português brasileiro (PB) é enfocada no presente artigo. Por meio do paradigma experimental da cross modal picture selection task, testaram-se duas faixas etárias, cada qual com 35 crianças, além de um grupo controle formado por adultos falantes de PB. Os resultados sugerem que os princípios de ligação impõem demandas procedimentais distintas, que se refletem nos tempos médios em que são processados, demandas essas que apresentam diferenças entre as faixas etárias estudadas.
DOI: 10.17074/2238-975X.2015v11n1p97
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)