Reconstruindo a história do Português do Brasil pelo Corpus Tycho Brahe Brasil: novos dados, novos olhares
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n3a49621Palavras-chave:
linguística de corpus, metodologia em linguística diacrônica, emergência do português brasileiro, clíticos, estrutura progressivaResumo
Este artigo apresenta novos dados para a investigação histórica do português brasileiro, a serem introduzidos no Corpus Histórico Anotado do Português Tycho Brahe Brasil (CTBB), que passa a conter cartas e atas de Homens Bons da Câmara Municipal de Salvador, peças de teatro de comédia, grande parte do Rio de Janeiro, e cantiga. Como exemplificação do CTBB, o presente texto apresenta uma investigação sobre a colocação clítica em contexto V1 e sobre a perífrase progressiva no português brasileiro, pautando-se não apenas na data de nascimento dos autores, mas também na data de publicação dos textos. Discutimos a questão, grandemente debatida, da emergência do português brasileiro como já existente em meados do século XVIII, conforme defendem Ribeiro (1998) e Corôa (2021). Além disso, argumentamos em favor da importância de se fazer linguística histórica contrastando não só a data de nascimento e a de publicação, mas, também, tipos textuais diferentes.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2021-11-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)