Contextos para sujeitos nulos em Português Brasileiro contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n3a51184Palavras-chave:
sujeito nulo, análise de corpus, português brasileiro.Resumo
Sujeitos nulos têm sido largamente investigados em línguas naturais. O português brasileiro (PB), em particular, desperta muito interesse pelo assunto, pois aparentemente o PB está em processo de mudança, de uma língua pro-drop para uma língua pro-drop parcial (cf. BIBERAUER et al., 2010; HOLMBERG et al., 2009; DUARTE; MARINS, 2021; SOARES et al., 2019). Neste artigo, investigamos sujeitos nulos em PB assumindo que sujeitos referenciais nulos são usados apenas em contextos “marcados”, específicos, enquanto sujeitos expressos são a estratégia “não marcada”, mais frequente. Analisamos um corpus contemporâneo de PB falado e encontramos 1.252 ocorrências de sujeitos nulos. Em seguida, apresentamos quatro fatores que são tradicionalmente conhecidos por desempenhar algum papel na determinação dos contextos ótimos para sujeitos nulos em PB (e várias outras línguas). Argumentamos aqui que todos esses quatro fatores são necessários e suficientes para explicar todas as ocorrências de sujeito nulo em qualquer corpus de PB falado contemporâneo. Analisamos todas as 1.252 ocorrências de sujeitos nulos no corpus e conseguimos explicar 99,8% dos dados, o que nos leva a uma melhor compreensão do fenômeno do sujeito nulo no PB, pelo menos que tange à identificação de seus contextos de licenciamento.Downloads
Publicado
2021-11-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)