Entrevista com Hagit Borer para a Revista Linguística
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n3a53426Palavras-chave:
entrevistaResumo
Neste volume da Revista Linguística, que traz artigos sobre o tema “Estudos Gramaticais Sincrônicos e Diacrônicos”, tive a honra de entrevistar uma das linguistas mais influentes do nosso tempo, a Professora e pesquisadora Hagit Borer.
Hagit Borer é professora de Linguística em Queen Mary University of London. Hagit, além de desenvolver pesquisas em Gramática Gerativa, desenvolveu seu próprio Modelo Teórico de Gramática - O Modelo Exoesqueletal, que desloca a carga computacional do Léxico para a Estrutura Sintática. É autora de vários livros e artigos em linguística, incluindo a trilogia – Structuring Sense – que detalha o Modelo Exoesqueletal.
Borer obteve seu doutorado em Linguística em 1981 no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde foi aluna de Noam Chomsky. Ela é membro da British Academy e Linguistic Society of America. Em sua sólida carreira, tem desenvolvido estudos principalmente em três subáreas da linguística: sintaxe comparativa, morfossintaxe e aquisição de linguagem.
Apesar de seu currículo extenso, ela é uma pessoa extremamente atenciosa. Eu tive a oportunidade de conhecer seu lado acolhedor enquanto estive em Queen Mary para desenvolver parte do meu doutorado com a supervisão dela. Esta entrevista compartilha com todos os leitores deste volume sua generosidade em dividir seu conhecimento, considerando suas respostas detalhadas e muito esclarecedoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)