Entrevista com Hagit Borer para a Revista Linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n3a53426

Palavras-chave:

entrevista

Resumo

Neste volume da Revista Linguística, que traz artigos sobre o tema “Estudos Gramaticais Sincrônicos e Diacrônicos”, tive a honra de entrevistar uma das linguistas mais influentes do nosso tempo, a Professora e pesquisadora Hagit Borer.
Hagit Borer é professora de Linguística em Queen Mary University of London. Hagit, além de desenvolver pesquisas em Gramática Gerativa, desenvolveu seu próprio Modelo Teórico de Gramática - O Modelo Exoesqueletal, que desloca a carga computacional do Léxico para a Estrutura Sintática. É autora de vários livros e artigos em linguística, incluindo a trilogia – Structuring Sense – que detalha o Modelo Exoesqueletal.
Borer obteve seu doutorado em Linguística em 1981 no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde foi aluna de Noam Chomsky. Ela é membro da British Academy e Linguistic Society of America. Em sua sólida carreira, tem desenvolvido estudos principalmente em três subáreas da linguística: sintaxe comparativa, morfossintaxe e aquisição de linguagem.
Apesar de seu currículo extenso, ela é uma pessoa extremamente atenciosa. Eu tive a oportunidade de conhecer seu lado acolhedor enquanto estive em Queen Mary para desenvolver parte do meu doutorado com a supervisão dela. Esta entrevista compartilha com todos os leitores deste volume sua generosidade em dividir seu conhecimento, considerando suas respostas detalhadas e muito esclarecedoras.

Biografia do Autor

Isabella Lopes Pederneira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas - Setor Língua Portuguesa da UFRJ e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ. Em 2019, fui contemplada pelo edital FAPERJ ARC-2019 para professores recém-contratados, com o projeto de pesquisa vinculado ao CNPq, intitulado "Correspondências interlinguísticas em polissemia de verbos cognatos em línguas românicas". Sou Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da Professora Miriam Lemle. Concluí o doutorado em Linguística pelo PPGLing da UFRJ, com bolsa CNPq, sob orientação da Professora Doutora Titular Emérita Miriam Lemle, tendo pesquisado a interface sintaxe-semântica a partir da análise de verbos polissêmicos no português brasileiro. Sou Mestre em Linguística pelo PPGLing/UFRJ com a dissertação "Etimologia e Reanálise de Palavras". No mestrado, fui contemplada com a bolsa nota 10 da FAPERJ. Tenho experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Linguística, e produção intelectual direcionada principalmente para os seguintes temas: Sintaxe, Interface sintaxe-Semântica, Morfologia, Formação de palavras novas, Estrutura argumental, Padrões sintáticos e Mudança Diacrônica. Atuei, ainda, como estudante/pesquisador visitante em Queen Mary University of London com bolsa CAPES, sob orientação da pesquisadora Hagit Borer. Coordeno duas ações de extensão vinculadas à UFRJ, um Projeto, intitulado ?Gramática Gerativa na Educação Básica: divulgando os saberes da Universidade? e um curso, intitulado ?Sintaxe até embaixo?. Sou membro da Comissão de Morfologia da ABRALIN e do GT-TG da ANPOLL. Coordeno o Laboratório de Interface Sintaxe-Semântica (LabSin).

Downloads

Publicado

2021-11-03