Prepositions in Brazilian Portuguese: on the rise of a novel system

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n1a55439

Palavras-chave:

preposições, caso oblíquo, caso estrutural, locativo.

Resumo

Este estudo examina o sistema preposicional no Português Brasileiro, considerando a perda da preposição a em construções ditransitivas com argumento dativo e em construções de marcação diferencial do objeto (DOM), assim como em predicados bi-argumentais inacusativos com verbos de movimento direcional. Argumenta-se que a ocorrência da preposição para tanto em predicados ditransitivos como em predicados com verbos inacusativos de movimento, bem como a convergência da preposição em na codificação gramatical da interpretação inessiva e alativa apontam para a identidade morfossintática dessa categoria nos contextos citados. Essa hipótese toma por base a análise unificada de Manzini; Franco (2016) para construções com argumentos dativos e construções DOM, em que o argumento relevante é licenciado na projeção de um núcleo preposicional que introduz uma relação de inclusividade/ posse com o argumento tema, em predicados bitransitivos, ou com a camada nominal da estrutura interna do evento, em predicados monotransitivos, o que corresponde à expressão sintática do caso oblíquo. Essa análise é estendida a predicados inacusativos bi-argumentais, com verbos de movimento, em que a preposição espacial relaciona o argumento tema e o argumento locativo, na estrutura interna do predicado.

Biografia do Autor

Heloisa Maria Moreira Lima Salles, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Linguística pela University of Wales (1997). É professora associada da Universidade de Brasília. Atua na área de Linguística, na abordagem da Teoria Gerativa, investigando, principalmente, os seguintes temas: sintaxe de complementação e sintaxe de preposições, com ênfase em línguas românicas, germânicas, língua brasileira de sinais, aquisição de português L2, educação linguística.

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Publicado

2022-04-23