Uso do futuro do subjuntivo na construção condicional de conteúdo do espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n2a56989

Palavras-chave:

gramática de construções baseada no uso, construção condicional de conteúdo, futuro do subjuntivo, língua espanhola.

Resumo

Considerando os pressupostos teóricos e metodológicos da Gramática de Construções Baseada no Uso, neste artigo, investigamos o uso contemporâneo da Construção Condicional de Conteúdo (CCCONT) com a prótase [Si (X) Fuere Y], em variedades do espanhol da Argentina, do Paraguai e do Uruguai. Essa construção complexa apresenta uma forma verbal flexionada no futuro do subjuntivo [Fuere], tempo verbal cuja frequência de uso vem diminuindo no transcurso do tempo. A partir de dados coletados nos subcorpora do Corpus del Español - Web/Dialects e Now, encontramos registros de formas verbais do futuro do subjuntivo em construções complexas como a CCCONT. Delimitamos a pesquisa à análise da CCCONT com a prótase [Si (X) Fuere Y], visto que [Fuere] apresenta maior frequência de ocorrências, se comparada com outras formas verbais do futuro do subjuntivo. Esse estudo evidenciou que a CCCONT com a prótase [Si (X) Fuere Y] constitui uma construção bastante marcada e apresenta produtividade em gêneros do discurso que circulam, principalmente, nos âmbitos jurídico, político e jornalístico.

Biografia do Autor

Keren Betsabe González Rodríguez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal Fluminense (2009), graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2019), mestrado em Estudios de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2012) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2022). Atua como professora de Língua Espanhola nos cursos de graduação em Letras, em Direito e em Relações Internacionais, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na mesma universidade, coordena o curso de espanhol (módulo I - nível I e II) do LICOM-PLIC e os cursos de espanhol com fins acdêmicos I e II do LICOM-PLA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, em Estudos da Literatura e em Estudos da Linguagem. Áreas de interesse: Literatura hispano-americana; Linguística; Letramento Literário; Prática Docente em Colégios e em Universidades Públicas; Ensino e Aprendizado da Língua Espanhola no Brasil; Linguística Cognitiva; Linguística Funcional, Linguística Textual; Gramática de Construções Baseada no Uso; Movimentos Migratórios; Processo de Refúgio e Direitos Humanos.

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Publicado

2022-07-31