Marcadores discursivos como instanciações da construção VLocmd: um estudo de caso de construcionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n2a56990

Palavras-chave:

construcionalização, contextos, marcadores discursivos.

Resumo

Analisamos a constituição de um tipo produtivo de marcadores discursivos formados a partir do esquema construcional VerboLocativo, constituindo a construção VLocMD. Focalizamos a rota de construcionalização do exemplar vem cá a fim de mapear a formação desse esquema construcional de marcadores. Nesse trajeto, examinamos o marcador exemplar por meio dos contextos de uso, conforme Diewald e Smirnova (2012), aliando a identificação dos níveis de esquematicidade que a microconstrução assume e à atuação das motivações semântico-pragmáticas na mudança linguística detectada. Buscamos os dados da análise em corpora eletrônicos, utilizando o modelo de construção de Croft (2001) e a sistematização postulada por Traugott (2008) para dar conta da multidimensionalidade do fenômeno. Os resultados demonstram a relevância dos itens na formação do par forma-significado e a distribuição por tipos verbais sugere especificidade nos padrões de uso da categoria de marcadores.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Machado dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Estudos de Linguagem, ênfase em Linguística, pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2015). Mestre em Língua Portuguesa pela UFF (2010). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-2007).
Professora Adjunta IIIC de Língua Portuguesa na UFF.
Pesquisadora, atuando no grupo "Conectivos e Conexão de Oração" (CCO), voltado para estudos na Linguística Funcional Centrada no Uso, considerando o Domínio Funcional da Conexão.
Coordenadora do projeto de monitoria "Prática de análise linguística: a sintaxe no contexto e o ensino de Língua Portuguesa" no GLC-UFF.
Coordenadora do projeto de extensão PROEX-UFF "Refletindo acerca do domínio da conexão em textos de opinião de cunho político na mídia digital: colóquios sobre ensino de língua materna e cidadania".
Professora colaboradora do projeto de extensão PROEX-UFF "Português em sala de aula: teoria e prática".
Tenho experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua portuguesa, Morfossintaxe, Leitura, Produção Textual, Funcionalismo centrado no uso, Gramaticalização e gramaticalização de construções, Mudança construcional e construcionalização.

Downloads

Publicado

2022-07-31