Marcadores discursivos como instanciações da construção VLocmd: um estudo de caso de construcionalização
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n2a56990Palavras-chave:
construcionalização, contextos, marcadores discursivos.Resumo
Analisamos a constituição de um tipo produtivo de marcadores discursivos formados a partir do esquema construcional VerboLocativo, constituindo a construção VLocMD. Focalizamos a rota de construcionalização do exemplar vem cá a fim de mapear a formação desse esquema construcional de marcadores. Nesse trajeto, examinamos o marcador exemplar por meio dos contextos de uso, conforme Diewald e Smirnova (2012), aliando a identificação dos níveis de esquematicidade que a microconstrução assume e à atuação das motivações semântico-pragmáticas na mudança linguística detectada. Buscamos os dados da análise em corpora eletrônicos, utilizando o modelo de construção de Croft (2001) e a sistematização postulada por Traugott (2008) para dar conta da multidimensionalidade do fenômeno. Os resultados demonstram a relevância dos itens na formação do par forma-significado e a distribuição por tipos verbais sugere especificidade nos padrões de uso da categoria de marcadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)