Desvios na representação gráfica das fricativas alveolares em cartas do século XX como parâmetro para avaliação de habilidade com a escrita alfabética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n1a57446

Palavras-chave:

Sociolinguística histórica, cartas pessoais, desvios gráficos, Fonologia.

Resumo

Este trabalho é um estudo sobre o polimorfismo gráfico de sibilantes em cartas de portugueses escritas no século XX. Analisam-se os desvios na representação das fricativas alveolares surda [s] e sonora [z] e das variantes pós-alveolares [ʃ ʒ]. O texto apresenta uma metodologia de análise do fenômeno como um parâmetro para a avaliação do nível de habilidade dos remetentes com a escrita. A base teórica adotada segue os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Histórica (ROMAINE, 1982; CONDE SILVESTRE, 2007; BERGS, 2012). A análise dos desvios aponta para o estreitamento da relação entre letra e som, além de indicar o grau domínio de convenções da escrita dos missivistas.


Biografia do Autor

Caio Mieiro Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Substituto de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2023. Foi professor Substituto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021-2023). É bolsista de doutorado em Língua Portuguesa do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, com financiamento da CAPES. Mestre em Língua Portuguesa pela mesma instituição, em 2021, com bolsa CNPq. Especialista em Língua Portuguesa para Estrangeiros, em 2022, pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Letras: Português-Latim, pela UFRJ, em 2019. Concentra seus interesses de pesquisa em Fonologia do Português Brasileiro. É integrante do projeto de pesquisa Variação Fonético/Fonológica e Aquisição: Reflexos na Escrita, coordenado pela Professora-Doutora Eliete Figueira Batista da Silveira (UFRJ). Desenvolve, paralelamente, estudos com ênfases em ensino de produção textual e desenvolvimento de conhecimentos metacognitivos. 

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Publicado

2023-04-27