Um olhar filológico para o sistema de pontuação nos séculos XVIII e XXI e as suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n1a57653Palavras-chave:
sistema de pontuação, língua portuguesa, ensino.Resumo
O artigo apresentado trata da importância do estudo da pontuação para a Língua Portuguesa, que muitas vezes é negligenciada em comparação com outras áreas gramaticais. Acredita-se que, para ensinar a pontuação, é necessário ter conhecimento sobre a história da língua portuguesa e as mudanças pelas quais ela passou ao longo dos anos. O objetivo do texto é contribuir para o estudo da pontuação para a Língua Portuguesa, por meio da análise de um corpus de textos manuscritos do século XVIII, pertencentes ao Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Utilizamos a metodologia quali-quantitativa, selecionando trechos dos documentos que representam, em recorte, o uso do sistema de pontuação utilizado. Para a comparação das normas gramaticais, este artigo apresentou as normas vigentes no século XVIII escritas por Feijó (1734) e no século XXI escritas por Cegalla (2008). Concluímos que o estudo da pontuação é importante para a compreensão da língua portuguesa e sua mudança ao longo do tempo e que os conhecimentos acerca da história da língua não devem ser dissociados da prática docente na educação básica. Além disso, refletimos sobre a necessidade de serem propostas sequências didáticas filológicas que possam oportunizar aos estudantes exercícios observacionais e comparativos das práticas de escrita passadas com as atuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)