A philological view at the punctuation system in the 18th and 21st centuries and their contributions to the teaching of Portuguese Language nowadays

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n1a57653

Keywords:

punctuation system, Portuguese language, teaching.

Abstract

The presented article addresses the importance of studying punctuation in the Portuguese language, which is often neglected in comparison with other grammatical areas. It is believed that, to teach about punctuation, is necessary to have knowledge about the history of the Portuguese language and the changes that it has undergone over the years. The objective of this paper is to contribute to the study of punctuation in the Portuguese language, through the analysis of a corpus of manuscript texts from the 18th century, which belong to the Public Archive of the State of Mato Grosso. Quali-quantitative methodology was applied, selecting excerpts from the documents that represent the punctuation system used at that time. For the comparison of grammatical norms, this article presented the norms in force in the 18th century written by Feijó (1734) and in the 21st century written by Cegalla (2008). We conclude that the study of punctuation is relevant for understanding the Portuguese language and its changing over time, and that knowledge of the history of the language should not be dissociated from the teaching practices of elementary education. In addition, we reflect on the need to propose a philological didactics sequences that can provide students with observational and comparatives exercises of the past writing practices with the current ones.

Author Biographies

Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora (Associado I) de Latim, Filologia Românica e Língua Portuguesa no Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em História (PPGHis - Programa de Pós-graduação em História/UFMT), em 2018. Mestre em Estudos de Linguagem, em 2007 (PPGEL - Programa de Pós-graudação em Estudos de Linguagem/UFMT). Pós-graduação em Descrição Linguística (Filologia), em 2002. Graduação em Letras (Português/Literaturas), em 1999. Coordenou Projeto de Extensão - Latim I e Latim II e orientou graduandos no Projeto - Tutoria em Língua Portuguesa e no Projeto - Monitoria em Latim. Publicou em 2012 a obra "Guia de Estudos Latinos - Lingua dux Pedis - vol. 1" (EdUFMT) e em 2016 a obra "Guia de Estudos Latinos - Docendo Discimus - vol. 2" (EdUFMT), resultado do trabalho de Monitoria em Latim, monitoria esta que faz parte do Programa Institucional da PROEG/UFMT - Programa de Monitoria. Ainda, coordenou por 3 anos a Revista Acadêmica (impressa) "Borboletras", resultado do Projeto de Extensão do Instituto de Linguagens/ Departamento de Leras/ UFMT, campus Cuiabá. Foi coordenadora do Curso de Letras (UFMT) entre os anos de 2009 e 2012. Foi editora-chefe da Revista Acadêmica Discente ?Outras Fronteiras? pertencente ao Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS/UFMT) entre os anos de 2015 e 2017. Foi editora-chefe, durante os anos de 2018 a 2020, do Periódico Científico Polifonia pertencente ao Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL-UFMT) do qual também foi coordenadora entre os anos de 2019 a 2021. Líder do Grupo de Pesquisa "FOLIUM", criado em 2018. Em 2020, publicou a obra "Um Apocalipse para o Rei" (Ed. Appris), em 2022, a obra "As genealogias do Apocalipse" (Ed. Appris), membro do Grupo de Pesquisa "Early Ottoman Presence in 19th Century Latin America Project" (Ministry of Culture and Tourism of the Republic of Turkiye (YTB) 2023), membro da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP). Atualmente é Diretora do Instituto de Linguagens (UFMT).

Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci e Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta II de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste da Bahia, onde atua como coordenadora do projeto de desenvolvimento tecnológico "Plataforma de corpus eletrônico de textos literários e não literários dos séculos XVIII Ao XXI: Fontes de estudo, pesquisa e ensino do português brasileiro" e do projeto de pesquisa "Crítica textual, ciências do léxico e ensino de línguas: Edição e estudo de textos literários e não literários dos séculos XVIII ao XXI", como docente permanente da linha de pesquisa "Ensino, memória e identidade" do Programa de Pós-Graduação em Ensino, como Coordenadora de Ensino e Vice-diretora do Centro das Humanidades e como líder do GEPELIN - Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Línguas. No âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, atua como docente permanente da linha de pesquisa "História, descrição, análise e documentação de línguas faladas no Brasil" do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (UFMT), como líder do Folium ? Grupo de Estudos de Filologia e História, em parceria com a Profa. Dra. Carolina Akie Ochiai Seixas Lima. Sócia efetiva da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), membro da Comissão Científica em Ensino de Línguas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Comitê Institucional de Assessoramento dos Programas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Thaísa Maria Gazziero Tomazi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL - UFMT) sob a orientação da Prof Dr Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto, Mestra em Estudos de Linguagem (PPGEL - UFMT), sob a orientação da Prof Dr Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (2022). Graduação em Letras Português com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Federal de Mato Grosso no ano de 2015. Foi professora substituta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso ministrando as disciplinas de Língua Francesa I, II, III e IV, Fonética e Fonologia da Língua Francesa, Francês Instrumental e Literaturas Francófonas (02/2016 a 09/2017 e de 06/2022 a 04/2023). Foi professora assistente de Língua Portuguesa na França (10/2017 a 05/2018). Membra pesquisadora do Grupo de Pesquisa FOLIUM FILOLOGIA E HISTÓRIA (PROJETO PROPEQ 355/2022-UFMT) coordenado pelas Professoras Doutoras Carolina Akie Ochiai Seixas Lima e Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto.

Published

2023-04-27