Demônias, santas, objetos e algo mais: apontamentos sobre metáforas para mulheres em cartas da inquisição do século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n1a58261Palavras-chave:
mulher, século XVIII, inquisição, metáfora, teoria da metáfora ampliadaResumo
Apresentam-se, neste artigo, resultados de um estudo preliminar acerca da conceptualização metafórica de mulher em cartas encaminhadas ao Santo Ofício, em diferentes anos do século XVIII. Para proceder ao estudo, recorreu-se ao aporte teórico da Semântica Cognitiva, em perspectiva Sócio-Histórica-Cultural (ALMEIDA; SANTANA, 2019; ALMEIDA, 2020) e também da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]; KÖVECSES, 2017). No que concerne ao seu desenho metodológico, o trabalho investigativo realizado deu-se a partir de abordagem qualitativa do fazer científico, de natureza exploratória, documental, descritiva e interpretativa do corpus, que foi constituído por cartas inseridas no Projeto Post Scriptum, coordenado por Rita Marquilhas (2014). Após a realização deste estudo preliminar, já se sabe que, no período em questão e, particularmente, no corpus analisado, a mulher poderia ser conceptualizada em termos de DEMÔNIO e de SANTA, entre outras possibilidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)