Manutenção e inter-relação de linguagens: escrita, oralidade e linguagem não-verbal no candomblé de Cáceres - Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a59333Palavras-chave:
Sociolinguística, Candomblé, Sassain, Religião.Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar as formas linguísticas de herança africana nas práticas ritualísticas do candomblé de nação queto, considerada uma variedade de iorubá, em sua relação com a escrita e linguagem não-verbal. Para tanto, utilizamos como corpus de análise as letras das cantigas oriundas do ritual da Sassain. Neste estudo, analisamos apenas alguns itens do léxico para apontar os aspectos sociais e culturais dessa produção linguística em seu uso real, que acompanha o uso da escrita e linguagem não-verbal como marcador de identidade africanizada. Com o embasamento teórico da Sociolinguística e coleta de dados pautada na etnografia, explicamos através das relações sociais os fenômenos linguísticos, principalmente os ligados à manutenção e à resistência, nesse espaço religioso, que resiste desde o período colonial no Brasil como herança africana que sofreu todo tipo de supressão cultural e preconceitos, mas ainda busca a criação de uma África simbólica (Evaristo, 2012), adaptando-se para a manutenção de sua cultura e resistindo até hoje, principalmente apoiada nas religiões de matriz africana, que conservam essas práticas ancestrais através da língua, da culinária, das crenças e paramentas.
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