Actions of three indigenous women from Pataxó, Kokama and Kaingang ethnicities in the international decade of indigenous languages

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a59368

Resumo

O presente artigo discorre sobre como três mulheres indígenas brasileiras estão pensando e atuando na Década Internacional das Línguas Indígenas, declarada pela UNESCO para ser celebrada entre os anos de 2022 a 2032, visando chamar a atenção sobre a retomada, revitalização, preservação e divulgação de línguas indígenas que correm o risco de extinção. No texto foi feito um pequeno histórico sobre as línguas indígenas existentes no Brasil, incluindo a reflexão de Anari Braz Bomfim (sobre a retomada da Língua Pataxó), Altaci Corrêa Rubim (sobre a criação de lugares onde as línguas de povos da Amazônia possam ser estudadas e vitalizadas) e Márcia Nascimento Kaingang (sobre a revitalização da língua Kaingang). A metodologia para a feitura do texto foi a de pesquisas bibliográficas nos meios impressos, digitais e audiovisuais, onde ações e pensamentos de cada liderança indígena foram coletados. Por fim, aponta-se considerações sobre o que está sendo feito e planejado em prol das línguas indígenas do Brasil e o que se espera do futuro.

Biografia do Autor

Edilson Orlando Palmieri, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduado em Direito pela Universidade São Francisco (USF); graduado em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), funcionário público do Governo do Estado de Roraima-Secretaria da Educação e Desporto-SEED.

Ananda Machado, UFRR/PPGL e Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena

Foi Bolsista de Pós-doutorado Procad/Capes -  (PPGEL/UFF) concluiu Pós Doutorado (PPGAS/UFRJ); Doutora em História Social (PPGHIS/UFRJ), Professora efetiva no Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFRR), do Profhistória e do doutorado Educanorte. Professora efetiva desde 2009 do Curso de Gestão Territorial Indígena (com Ênfase em Patrimônio Indígena), no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), possui Mestrado em Memória Social pela Universidade do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO), graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (CCLA/UNIRIO). Com especialização em Educação Indígena pela Universidade Federal Fluminense (UFF); especialização em Democracia, República e Movimentos Sociais (UFMG). Coordenadora do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima (PRAE/UFRR) e do Laboratório de Estudos e Ensino de Línguas e Literaturas Indígenas (LEELLI/PPGL/UFRR); Tem experiência na área de Arte Educação, Formação de Professores Indígenas, com ênfase em educação patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de materiais didáticos nas línguas indígenas, dramaturgias em línguas indígenas, literatura indígena, história indígena, história oral e patrimônio cultural.

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Publicado

2023-12-15