Mar Mex Kadjy: aspectos sobre a língua Mebêngôkre (Kayapó) e a política linguística no município de São Félix do Xingu-PA Mar Mex Kadjy: aspects about the Mebêngôkre language (Kayapó) and linguistic policy in the municipality of São Felix do Xingu-PA
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a59616Palavras-chave:
Mebêngôkre (Kayapó), política linguística, comunidades, direito linguístico, identidadeResumo
São Félix do Xingu, no Pará, é um município multilíngue onde diversos povos indígenas vivem distribuídos em mais de 40 comunidades. Em sua maioria são Mebêngôkre, mais conhecidos como Kayapó. Falam a sua língua materna em todas as aldeias e na cidade. No entanto, muitas vezes, são alvos de preconceito e desvalorização pela sociedade envolvente. Movimentos recentes têm valorizado a cultura e a língua Mebêngôkre através de eventos e cursos de formação, promovidos pela Secretaria Executiva Municipal de Educação (SEMED), além de atividades de pesquisa, ensino e extensão realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Ao mesmo tempo, os Mebêngôkre são protagonistas em diversas áreas. Por meio de tecnologias, lutam pelos seus direitos, se articulam e compartilham formas de pensar e reivindicar sua posição na política local, regional e nacional. Este artigo tem como objetivo divulgar as atitudes, experiências e resultados de algumas políticas no município, ao permitir uma reflexão sobre a situação linguística da região, como forma de reconhecimento das identidades locais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)