Mar Mex Kadjy: aspectos sobre a língua Mebêngôkre (Kayapó) e a política linguística no município de São Félix do Xingu-PA Mar Mex Kadjy: aspects about the Mebêngôkre language (Kayapó) and linguistic policy in the municipality of São Felix do Xingu-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a59616

Palavras-chave:

Mebêngôkre (Kayapó), política linguística, comunidades, direito linguístico, identidade

Resumo

São Félix do Xingu, no Pará, é um município multilíngue onde diversos povos indígenas vivem distribuídos em mais de 40 comunidades. Em sua maioria são Mebêngôkre, mais conhecidos como Kayapó. Falam a sua língua materna em todas as aldeias e na cidade. No entanto, muitas vezes, são alvos de preconceito e desvalorização pela sociedade envolvente. Movimentos recentes têm valorizado a cultura e a língua Mebêngôkre através de eventos e cursos de formação, promovidos pela Secretaria Executiva Municipal de Educação (SEMED), além de atividades de pesquisa, ensino e extensão realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Ao mesmo tempo, os Mebêngôkre são protagonistas em diversas áreas. Por meio de tecnologias, lutam pelos seus direitos, se articulam e compartilham formas de pensar e reivindicar sua posição na política local, regional e nacional. Este artigo tem como objetivo divulgar as atitudes, experiências e resultados de algumas políticas no município, ao permitir uma reflexão sobre a situação linguística da região, como forma de reconhecimento das identidades locais.

Biografia do Autor

Clédson Mendonça Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Clédson Mendonça Junior é doutorando em Letras: Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional / UFRJ (2021); Graduado em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019). Realiza estudos sobre a Língua Mebêngôkre (Kayapó), falada no município de São Félix do Xingu (PA), sob a perspectiva da Semântica Formal. Atualmente, participa de diversos projetos voltados ao estudo e manutenção das línguas indígenas brasileiras.

Downloads

Publicado

2023-12-15