Língua pomerana e movimentos de resistência em ambientes digitais: páginas do Facebook como “espaços de respiro”
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a59648Palavras-chave:
Língua pomerana, Ambientes Digitais, Espaços de Respiro.Resumo
Este trabalho apresenta reflexões desenvolvidas a partir de dados provenientes de Tese de Doutorado (Mazzelli, 2022) defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Tem como objetivo apresentar reflexões sobre os movimentos de resistência da comunidade pomerana em ambientes digitais com base nos estudos de Belmar e Glass (2019). A pesquisa segue abordagem qualitativa e de base etnográfica em ambientes digitais (Hine, 2015; Barton, 2013 Fragoso, Recuero; Amaral, 2011), mais precisamente em 33 páginas da rede social Facebook ligadas à causa pomerana. Os resultados apontam que as páginas do Facebook analisadas podem ser caracterizadas como “espaços de respiro”, pois encorajam o uso da língua pomerana, de forma explícita e/ou implícita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)