Indícios de autoria e identidade cultural na produção textual indígena
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a59789Palavras-chave:
Identidade cultural, Autoria indígena, Português como Segunda LínguaResumo
Desde a colonização de nosso país até os anos 1970, a escola tinha a função de civilizar e aculturar povos indígenas. Por meio de constantes reivindicações das etnias, passa a se tornar um meio de preservação cultural, interação com não-indígenas e luta por direitos. Dentro dessa perspectiva, foi realizado um estudo na escola Kamadu, da etnia juruna, no Mato Grosso, que pode ser considerado uma pesquisa-ação, pois se propôs observar-se as correções de um professor-pesquisador externo, nos textos em português de indígenas, acarretariam ou não “perda de identidade cultural” ou “perda de autoria”. Para isso, foi realizada uma Oficina de Aprendizagem na qual se debateu a Proposta de Emenda Constitucional 215 e os participantes produziram uma carta aberta. Durante a Oficina, utilizaram-se os métodos Sequência Didática e Refacção Textual. Nossos resultados revelaram que abordagens eficazes de ensino/aprendizagem são capazes de preservar a identidade cultural. No que diz respeito à produção textual, evidenciaram-se indícios de autoria e de leitura, além de uma marca de identidade cultural, de modo a superar preconceitos linguísticos.
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