Uma análise linguístico-discursiva das representações de alunos imigrantes de um curso de Português como Língua Adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a60280

Palavras-chave:

Imigrantes, Representações, Charge, Discurso.

Resumo

Os deslocamentos humanos provocados por crises econômicas, sociais e humanitárias nunca foram tão intensos quanto agora. A compreensão desse cenário mundial de globalização, transformações econômicas, sociais e políticas têm ganhado espaço privilegiado no campo das Ciências Sociais. Assim, este artigo tem como objetivo analisar as representações de alunos imigrantes venezuelanos de um curso de Português como Língua Adicional acerca do processo de imigração. Os dados foram coletados nas aulas de Produção textual sobre o gênero charge, com o tema imigração. Como aporte teórico utilizamos a Análise Crítica do Discurso empreendida por Chouliaraki e Fairclough (1999) e a perspectiva do Realismo Crítico desenvolvida por Bhaskar (1989). Os dados revelam que as representações produzidas por esses alunos sobre a imigração relacionam-se com as práticas sociais e discursivas, muitas vezes negativas e pejorativas, (re)produzidas pela sociedade sobre o tema.

Biografia do Autor

Naira Gomes Lamarão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Estudos Linguísticos na UFMG. Possui Mestrado em Letras pela UFRR. É professora da Educação Básica no estado de Roraima. Atua como professora de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Tem experiência com formação de professores indígenas, tendo atuado de 2017 a 2019 no Instituto Insikiran de Formação de Professores Indígenas da UFRR. É membro do grupo de pesquisa Português Língua Adicional em Roraima. Principais áreas de interesse são: Linguística Aplicada, Análise Crítica do Discurso, Ensino-aprendizagem de PLAc em contexto de migração e refúgio e formação de professores de línguas.  

Downloads

Publicado

2023-12-15