Os outros dos outros: reflexões a cerca de um olhar contra-discriminatório para as escolas de fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a60282

Palavras-chave:

Fronteira. Escola. Cultura. Colonialidade. Diferença.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a relação entre estudantes brasileiros e fronteiriços uruguaios nas escolas municipais de Jaguarão/RS. De acordo com as legislações vigentes, em cidades de fronteira gêmea, fronteiriços uruguaios, amparados pela Lei 13.445, de 24 de maio de 2017, são autorizados a estudar e trabalhar no país limítrofe. Ao longo do texto a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco será vista como um local de encontros e desencontros que, embora seja vista como um território plural, a cultura nacional brasileira, em determinados espaços, padroniza e classifica determinados grupos como Outros, aqueles que não seguem os padrões sociais estabelecidos ou que pertencem a classes sociais, raças, culturas e etnias, tidas como inferiores. Metodologicamente adotamos uma perspectiva de estudo de caso, no qual, em um primeiro momento, analisaremos os documentos que regem a educação municipal de Jaguarão, através do seu Plano Municipal de Educação, em um segundo momento, apresentaremos algumas observações realizadas em três escolas municipais de Jaguarão e, em um terceiro momento, analisaremos tais observações, a fim de problematizar a relação entre brasileiros e fronteiriços uruguaios no contexto escolar. Por fim, analisar as escolas municipais de Jaguarão e olhar para os fronteiriços uruguaios enquanto sujeitos Outros dos Outros, abriu caminhos para pensarmos nas diferentes posições que ocupamos na sociedade e que estas não são fixas.

Biografia do Autor

Renan Cardozo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel),

É Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e graduado no Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (2015). Possui experiência na área currículo, gestão e formação de professores à luz dos estudos culturais e decoloniais. No campo das Letras, atua no ensino de línguas e na produção de materiais culturalmente sensíveis. É membro do projeto Las lenguas que habito: estudo da paisagem linguística da fronteira Jaguarão - Río Branco e do projeto Elaboração de material didático para o ensino de espanhol em regiões fronteiriças, ambos coordenados pela Profa. Dra. Luciana Contreira Domingo. 

 

Georgina Helena Lima Nunes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. Doutora (UFRGS) e Pós-Doutora em Educação (UNIOESTE), Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora com ênfase em Relações Raciais com recorte em Gênero, Ações Afirmativas e Educação Escolar Quilombola.

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Publicado

2023-12-15