Educação linguística racial: por um currículo de Língua Portuguesa descolonizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a60339

Palavras-chave:

Preconceito linguístico e racial, educação linguística racial, descolonização do currículo.

Resumo

O conhecimento da história, da cultura e da língua do povo negro é de extrema importância para compreender a constituição da sociedade brasileira assim como a construção do português brasileiro. No entanto, a história desse povo, assim como sua cultura e sua língua são negligenciadas na sociedade e nos sistemas formais de ensino, o que só demonstra o preconceito linguístico e racial – fruto de uma herança do colonialismo. Dessa forma, com base em autores como Nascimento (2019), Bagno (2016), Lucchesi (2015), Silveira (2020) e em leis e documentos como a BNCC, este trabalho tem como objetivo propor uma discussão sobre a importância de uma educação linguística racial de forma que questões que envolvam a história, a cultura e a língua do negro sejam trabalhadas de forma crítica e reflexiva no interior da escola. Para tanto, deixa-se em evidência a necessidade de ações que possibilitem uma descolonização do currículo.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Sampaio Alves de Sousa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

É graduada em Letras Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2013). Atuou como acadêmica bolsista no subprojeto de Letras - Português junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC. Possui especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2017). Obteve mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UNILAB (2024). faz parte do grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Funcional - GEPELF. Atualmente é servidora pública efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC.

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Publicado

2023-12-15