Educação bilíngue de pessoas surdas e resistência em Deleuze e Guatarri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a60349

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Filosofia da Diferença, Língua de Sinais Brasileira, Pessoa Surda, Resistência.

Resumo

Esse texto visa discutir a educação bilíngue de pessoas surdas e sua resistência político-linguística, estabelecendo conexão entre a filosofia francesa, utilizando as ideias de Deleuze e Guatarri, no que diz respeito à ação conceitual e criativa da filosofia da diferença, através de pesquisa bibliográfica. Discussão relevante para a inclusão e valorização da diversidade linguística e cultural. No contexto da educação bilíngue de pessoas surdas, a resistência refere-se ao movimento e à luta para garantir o reconhecimento e a valorização da língua de sinais nas instituições educacionais. Historicamente, as pessoas surdas enfrentaram discriminação e marginalização na sociedade, e isso se refletiu também no campo da educação. A resistência surge como uma resposta a essas formas de exclusão e opressão. Os sujeitos surdos têm lutado por seus direitos linguísticos e educacionais, reivindicando o reconhecimento e o uso da língua de sinais como um direito fundamental. A resistência busca desafiar as práticas educacionais que priorizam a oralização e desconsideram a língua de sinais como meio de comunicação efetivo para as pessoas surdas. Busca garantir o acesso à educação inclusiva, que valorize a cultura surda, proporcione aquisição plena da língua de sinais e promova o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos estudantes surdos. Ao enfrentar as barreiras e desafios impostos pelo sistema educacional, a resistência tem como objetivo superar a visão deficitária da surdez, que considera a surdez como uma deficiência a ser corrigida, e reconhecer a língua de sinais como uma língua legítima e apropriada para a comunicação e o aprendizado das pessoas surdas.

Biografia do Autor

Daniane Pereira, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações (UESC). Mestra em Letras (Unimontes). Especialista em Libras no Contexto da Educação Inclusiva (Faculdade Prisma); especialista em Educação Especial e Inclusiva (UFABC); especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (IFNMG). Licenciada em Letras Libras (IFNMG) e licenciada em Letras (UNOPAR). Professora de ensino superior (UFSB). Fone: (38) 99118-4524 

Wolney Gomes Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutor em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Diversidade) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Pós-Doutor em Educação Especial pela Universidade do Minho (Portugal); Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (RJ); Especialista em Ciências neurológicas, Deficiências Múltiplas e Surdocegueira pela Universidade Cândido Mendes (MG); Licenciado em Letras pela Universidade Paulista; Bacharel em Comunicação Social pela UESC. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, ministrando a disciplina Libras; Coordenador do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Mestrado Profissional em Letras- ProfLetras; Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI); membro do Grupo de Pesquisa Emofor: Emoção e Formação. Membro do grupo de Pesquisa Língua Brasileira de Sinais, Cultura, Literatura e Educação de Surdos da Universidade Federal d Tocantins, e membro do Grupo de pesquisa Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais- AnALiSi da Universidade Federal do Recôncvo Baiano. É intérprete e professor de Libras, possuindo certificação de proficiência na tradução e interpretação da Libras/LP e proficiência na docência de Libras - PROLIBRAS. Autor do livro O Guia-intérprete e a Inclusão da Pessoa com Surdocegueira; autor do livro didático - Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Editus) -, organizador do livro Educação e Inclusão: Desafios Possibilidades para a pessoa Surda; e do livro Educação de Surdos: Formação, Estratégias e Prática Docente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, Libras, educação de surdos e surdocegos, e guia-interpretação. Contato (73) 991238050.

Downloads

Publicado

2023-12-15