Língua e relações de poder: a polêmica relativamente arbitrária da linguagem não-binária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a60378

Palavras-chave:

Língua, Mudança Linguística, Linguagem Não-binária, Atitudes Linguísticas, Relações de Poder

Resumo

O presente estudo propõe a reflexão acerca da língua portuguesa e as concernentes relações de poder que a constituem, tomando como objeto de ponderação a linguagem não-binária e seus pontos de convergência possíveis com o texto A língua – instruindo novos mundos/novas palavras, publicado na obra Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, de Hooks (2013). Para tanto, costura-se um diálogo com outros autores que se dedicam ao tema, com a intenção de contribuir para os movimentos teóricos de ruptura com a maculada compreensão única da língua – a hegemônica – e reforçar a necessidade de mudarmos nosso modo de pensar no que compete à maneira como manipulamos certos léxicos no lócus social. Baseiam-se argumentos no conceito epistemológico de Foucault (1979), atinente às noções de poder, partidas do “apagamento” da multiformidade humana congênita de convicções conservadoras, perpetuantes em atos imanentes ao pensamento colonial. Soma-se às contribuições de Kilomba (2019), que ressignificam a forma sistemática como enxergamos a discursivização e seu peso semiótico, na efígie de vanguardas menosprezadas por instituições que são, por conjectura, majoritárias. Com o propósito de agregar aos estudos linguísticos, o artigo se dispõe a aferir a valia da chamada linguagem não-binária na lei brasileira e suas reverberações no ambiente escolar, assentada nas mobilizações de validação e paralisação de políticas públicas destinadas ao seu controle. Por fim, fala-se da parcialidade midiática, proposital ou contingente, correlata à “ideologia de gênero” e seu impacto na evolução de acordos societários pertinentes para o pluriculturalismo.

Biografia do Autor

Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife - PE, mestre em Indústrias Criativas, especialista em Escrita Criativa e graduado no curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda também pela UNICAP. É publicitário e autor de artigos acadêmicos e dos livros Panther is the New Black: representação e cultura na comunicação do filme Pantera Negra, lançado na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2019), e Mininho: dores de um cotovelo (2022).

Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Professora Assistente do curso de Bacharelado em Enfermagem na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina-PE. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Mestre em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice Líder do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas em Saúde, Doença e Cura (certificado pela UPE).

Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Pós-doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Mato Grosso, supervisionado pela Profa. Dra. Solange Maria de Barros; Doutorado e Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco; Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Professor/Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso. Professor do curso de Letras - Língua Inglesa da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência nas áreas de Ensino e Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, aquisição, ensino, língua estrangeira, inglês, surdez.

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Publicado

2023-12-15