Memória, identidade e aprendizagem de leitura: narrativas sobre a trajetória de constituição do sujeito leitor surdo
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a60388Palavras-chave:
Sujeito Leitor Surdo, Aprendizagem de Leitura, Memória, Identidade.Resumo
Este artigo tematiza a constituição do sujeito leitor surdo, membro de uma comunidade linguística historicamente posta à margem do sistema letrado, norteando-se pelas noções de memória, identidade e aprendizagem de leitura. Objetiva-se, nesta investigação, compreender, a partir de relatos de três surdos experientes em leitura, a trajetória de aprendizagem da leitura e quais acontecimentos deixaram marcas na memória dos sujeitos em sua constituição como leitor. Metodologicamente, esta pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, em uma perspectiva interpretativa, classifica-se como um estudo bibliográfico e de campo. Com os participantes da pesquisa – três sujeitos surdos pré-linguais que possuem a titulação de doutores –, realizamos entrevistas narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2002, pp. 90-113) em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por vídeo que, posteriormente, foram traduzidas para o português escrito para análise. Os resultados indicam, nas narrativas, dois pontos relativos a memória, afirmação identitária, uso da Libras e subjetividade: i) práticas de aprendizagem de leitura desenvolvidas dentro e fora da escola e ii) acontecimentos epifânicos, que fizeram com que os entrevistados despertassem o interesse pela aprendizagem de leitura. A constituição do sujeito leitor, com base nas narrativas, portanto, acontece encarnada nas histórias dos indivíduos que narram, abarcando questões cognitivas, culturais e sociais.
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