Memória, identidade e aprendizagem de leitura: narrativas sobre a trajetória de constituição do sujeito leitor surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a60388

Palavras-chave:

Sujeito Leitor Surdo, Aprendizagem de Leitura, Memória, Identidade.

Resumo

Este artigo tematiza a constituição do sujeito leitor surdo, membro de uma comunidade linguística historicamente posta à margem do sistema letrado, norteando-se pelas noções de memória, identidade e aprendizagem de leitura. Objetiva-se, nesta investigação, compreender, a partir de relatos de três surdos experientes em leitura, a trajetória de aprendizagem da leitura e quais acontecimentos deixaram marcas na memória dos sujeitos em sua constituição como leitor. Metodologicamente, esta pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, em uma perspectiva interpretativa, classifica-se como um estudo bibliográfico e de campo. Com os participantes da pesquisa – três sujeitos surdos pré-linguais que possuem a titulação de doutores –, realizamos entrevistas narrativas (Jovchelovitch; Bauer, 2002, pp. 90-113) em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por vídeo que, posteriormente, foram traduzidas para o português escrito para análise. Os resultados indicam, nas narrativas, dois pontos relativos a memória, afirmação identitária, uso da Libras e subjetividade: i) práticas de aprendizagem de leitura desenvolvidas dentro e fora da escola e ii) acontecimentos epifânicos, que fizeram com que os entrevistados despertassem o interesse pela aprendizagem de leitura. A constituição do sujeito leitor, com base nas narrativas, portanto, acontece encarnada nas histórias dos indivíduos que narram, abarcando questões cognitivas, culturais e sociais.

Biografia do Autor

Thiago Loyola Franco, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG/POSLIN), na área Linguística Aplicada; bolsista da CAPES. Especialista em LIBRAS,
pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Letras Português (2022), pela
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Técnico em Tradução e Interpretação em
Libras (2023), pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2023-12-15