O uso do verbo saber sob a perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61380

Palavras-chave:

Gramática Funcional, português falado, subordinação, oração completiva, saber.

Resumo

Este estudo propõe-se a investigar como diferentes construções com o verbo saber são analisadas sob o aparato teórico da Gramática Discursivo-Funcional, especialmente Hengeveld e Mackenzie (2008) e Keizer (2015). O objetivo é descrever os usos do verbo saber, determinando suas propriedades pragmáticas, semânticas e morfossintáticas no português falado no noroeste do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que o verbo saber (i) tem uso interpessoal como Ato interativo e como modificador de Ato; (ii) já, no Nível Representacional, atua como núcleo da propriedade configuracional que compõe o Conteúdo Proposicional principal, selecionando como argumento Inativo também um Conteúdo Proposicional.

Biografia do Autor

Flávia do Carmo Bertasso, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Atualmente, é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) na UNESP - IBILCE e desenvolve o projeto "Subjetividade, Intersubjetividade e Construcionalização: um esudo diacrônico de construções subordinadas com o verbo 'saber' do português" com orientação da Professora Dra. Gisele Cássia de Sousa. Obteve o título de Mestre em Estudos Linguísicos em 2021 e graduou-se, em 2019, em Letras com Habilitação em Tradução (Inglês/Italiano), pela Unesp/Câmpus de São José do Rio Preto. 

Erotilde Goreti Pezatti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

É graduada em Letras (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e concluiu Pós-Doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pela Universidade de Amsterdam - Holanda (2005) e pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional em Lisboa - Portugal (2012). Professora Associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de São José do Rio Preto, atua na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/SJRP, na linha de pesquisa Descrição e análise funcional de língua falada e escrita, tendo sido coordenadora do Programa no período de 2013 a 2017. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1994 (Atualmente, nível 1B), e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002. Faz parte da FDG Community e do FDG Discussion Group, ambos promovidos pela International Functional Discourse Grammar Foundation, com sede na University of Amsterdam (Amsterdam, Holanda). É associada ao Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) e sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Foi coordenadora da Área de Linguística da FAPESP de abril de 2013 a outubro de 2020. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente no desenvolvimento de temas como: ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística. É autora do livro "A ordem de palavras em português", e coautora dos livros "A relação conclusiva na língua portuguesa: funções resumo, conclusão e consequência" e "As interrogativas de conteúdo na história do português brasileiro: uma abordagem discursivo-funcional", e organizadora dos livros "Pesquisas em Gramática Funcional: descrição do português", "Construções subordinadas na lusofonia: uma abordagem discursivo-funcional" e "Construções coordenadas nas variedades portuguesas: uma abordagem discursivo-funcional".

Downloads

Publicado

2023-08-05

Edição

Seção

Artigos