O uso do verbo saber sob a perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61380Palavras-chave:
Gramática Funcional, português falado, subordinação, oração completiva, saber.Resumo
Este estudo propõe-se a investigar como diferentes construções com o verbo saber são analisadas sob o aparato teórico da Gramática Discursivo-Funcional, especialmente Hengeveld e Mackenzie (2008) e Keizer (2015). O objetivo é descrever os usos do verbo saber, determinando suas propriedades pragmáticas, semânticas e morfossintáticas no português falado no noroeste do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que o verbo saber (i) tem uso interpessoal como Ato interativo e como modificador de Ato; (ii) já, no Nível Representacional, atua como núcleo da propriedade configuracional que compõe o Conteúdo Proposicional principal, selecionando como argumento Inativo também um Conteúdo Proposicional.
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