The use of the verb “saber” under a Functional-Discursive Grammar approach

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61380

Keywords:

Gramática Funcional, português falado, subordinação, oração completiva, saber.

Abstract

This study aims to investigate how different constructions with the verb saber are analyzed under the theoretical apparatus of Functional Discourse Grammar, especially Hengeveld and Mackenzie (2008) and Keizer (2015). The objective is to describe the uses of the verb saber (to know), determining its pragmatic, semantic and morphosyntactic properties in spoken Portuguese of the northwest of the State of São Paulo. The results show that the verb saber (i) has interpersonal use as an Interactive Act and as an Act modifier; (ii) within the Representational Level, it acts as the nucleus of the configurational property that constitutes the main Propositional Content, selecting a Propositional Content as an Inactive argument.

Author Biographies

Flávia do Carmo Bertasso, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Atualmente, é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) na UNESP - IBILCE e desenvolve o projeto "Subjetividade, Intersubjetividade e Construcionalização: um esudo diacrônico de construções subordinadas com o verbo 'saber' do português" com orientação da Professora Dra. Gisele Cássia de Sousa. Obteve o título de Mestre em Estudos Linguísicos em 2021 e graduou-se, em 2019, em Letras com Habilitação em Tradução (Inglês/Italiano), pela Unesp/Câmpus de São José do Rio Preto. 

Erotilde Goreti Pezatti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

É graduada em Letras (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e concluiu Pós-Doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pela Universidade de Amsterdam - Holanda (2005) e pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional em Lisboa - Portugal (2012). Professora Associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de São José do Rio Preto, atua na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/SJRP, na linha de pesquisa Descrição e análise funcional de língua falada e escrita, tendo sido coordenadora do Programa no período de 2013 a 2017. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1994 (Atualmente, nível 1B), e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002. Faz parte da FDG Community e do FDG Discussion Group, ambos promovidos pela International Functional Discourse Grammar Foundation, com sede na University of Amsterdam (Amsterdam, Holanda). É associada ao Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) e sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Foi coordenadora da Área de Linguística da FAPESP de abril de 2013 a outubro de 2020. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente no desenvolvimento de temas como: ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística. É autora do livro "A ordem de palavras em português", e coautora dos livros "A relação conclusiva na língua portuguesa: funções resumo, conclusão e consequência" e "As interrogativas de conteúdo na história do português brasileiro: uma abordagem discursivo-funcional", e organizadora dos livros "Pesquisas em Gramática Funcional: descrição do português", "Construções subordinadas na lusofonia: uma abordagem discursivo-funcional" e "Construções coordenadas nas variedades portuguesas: uma abordagem discursivo-funcional".

Published

2023-08-05