Tecnologia assistiva (TA) para pessoas surdocegas: estudo de caso e o desenvolvimento de um recurso tecnológico educacional em Braille

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61422

Palavras-chave:

Surdocegos, Sistema Braille, Tecnologia Assistiva (TA).

Resumo

A surdocegueira é reconhecida como deficiência única que resulta na perda da visão e da audição sendo classificada em dois grupos: congênita, em que a pessoa nasce com a deficiência; e adquirida, quando a pessoa nasce com perda visual ou auditiva, adquirindo outra no decorrer da vida. Entre os comprometimentos causados pela surdocegueira estão as dificuldades sensoriais, de locomoção, comunicação, orientação e mobilidade. Desse modo, novas reflexões para mudança comportamental corroboram para superar desafios colocados às teorias sociais modernas, advindas de problemas comunicacionais contemporâneos e estabelece uma mudança de paradigmas. Diante disso, surge o questionamento: Como romper a dualidade contemporânea no campo da aprendizagem e comunicação das pessoas surdocegas? Neste trabalho o objetivo é desenvolver um protótipo eletrônico didático-pedagógico para o ensino do Braille aplicado, principalmente, para pessoas surdocegas. Esta nova tecnologia assistiva (TA) utiliza sistemas eletrônicos associados com algoritmos e programação, sendo fabricada por manufatura aditiva (impressão 3D).

Biografia do Autor

Ana Sara Tomé Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

 

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET- IFTM/MG) na LINHA: Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica. 

- Professora de Atendimento Educacional Especializado- AEE

 Guia-Interprete e Transcritora de Braille

Bruno Pereira Garcês, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduado em Química Industrial e Mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor em Química pelo instituto de Química de São Carlos. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)- Campus Uberaba.

- Mestrado em Química -
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 
Título: Estudo da fotoinativação de Saccharomyces cerevisiae utilizando diferentes fotosensibilizadores.

- Innovation Management Professional. Steinbeis University, STEINBEIS-SIBE, Alemanha.
- Doutorado em Química (Química Analítica) -  Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2023-08-05

Edição

Seção

Artigos