Tecnologia assistiva (TA) para pessoas surdocegas: estudo de caso e o desenvolvimento de um recurso tecnológico educacional em Braille

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61422

Palavras-chave:

Surdocegos, Sistema Braille, Tecnologia Assistiva (TA).

Resumo

A surdocegueira é reconhecida como deficiência única que resulta na perda da visão e da audição sendo classificada em dois grupos: congênita, em que a pessoa nasce com a deficiência; e adquirida, quando a pessoa nasce com perda visual ou auditiva, adquirindo outra no decorrer da vida. Entre os comprometimentos causados pela surdocegueira estão as dificuldades sensoriais, de locomoção, comunicação, orientação e mobilidade. Desse modo, novas reflexões para mudança comportamental corroboram para superar desafios colocados às teorias sociais modernas, advindas de problemas comunicacionais contemporâneos e estabelece uma mudança de paradigmas. Diante disso, surge o questionamento: Como romper a dualidade contemporânea no campo da aprendizagem e comunicação das pessoas surdocegas? Neste trabalho o objetivo é desenvolver um protótipo eletrônico didático-pedagógico para o ensino do Braille aplicado, principalmente, para pessoas surdocegas. Esta nova tecnologia assistiva (TA) utiliza sistemas eletrônicos associados com algoritmos e programação, sendo fabricada por manufatura aditiva (impressão 3D).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Tomé Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

 

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET- IFTM/MG) na LINHA: Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica. 

- Professora de Atendimento Educacional Especializado- AEE

 Guia-Interprete e Transcritora de Braille

Bruno Pereira Garcês, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduado em Química Industrial e Mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor em Química pelo instituto de Química de São Carlos. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)- Campus Uberaba.

- Mestrado em Química -
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 
Título: Estudo da fotoinativação de Saccharomyces cerevisiae utilizando diferentes fotosensibilizadores.

- Innovation Management Professional. Steinbeis University, STEINBEIS-SIBE, Alemanha.
- Doutorado em Química (Química Analítica) -  Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2023-08-05

Edição

Seção

Artigos