O marcador discursivo “chega aí”: construcionalização e paradigmatização
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61519Palavras-chave:
Construcionalização. Marcador discursivo. “Chega aí”. Paradigmatização.Resumo
Apoiados na abordagem da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), em estudo qualiquantitativo, observamos o percurso de mudança linguística da combinação chega aí até sua constituição como nova unidade simbólica de função convidativa na variante do português brasileiro. Baseados em Traugott e Trousdale (2021 [2013]), Bybee (2016 [2010]), Rosário e Oliveira (2016), e Teixeira (2015), entre outras referências da LFCU, observamos a trajetória de construcionalização de chega aí como um novo marcador discursivo, codificado como [chega aí]MD. Ao longo do processo de mudança, as subpartes verbal (chega) e locativa (aí) são recrutadas para uso contíguo em distintas situações comunicativas em que passam por neoanálises em micropassos, as quais resultam em maior vinculação entre os termos, ademais, a construcionalização de [chega aí]MD é motivada também pela relação analógica com o padrão construcional [VLoc]MD. Os resultados da investigação constatam distintos contextos de uso da combinação chega aí na atual sincronia e ratificam sua recente construcionalização e paradigmatização na categoria dos marcadores discursivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)