O marcador discursivo “chega aí”: construcionalização e paradigmatização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61519

Palavras-chave:

Construcionalização. Marcador discursivo. “Chega aí”. Paradigmatização.

Resumo

Apoiados na abordagem da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), em estudo qualiquantitativo, observamos o percurso de mudança linguística da combinação chega aí até sua constituição como nova unidade simbólica de função convidativa na variante do português brasileiro. Baseados em Traugott e Trousdale (2021 [2013]), Bybee (2016 [2010]), Rosário e Oliveira (2016), e Teixeira (2015), entre outras referências da LFCU, observamos a trajetória de construcionalização de chega aí como um novo marcador discursivo, codificado como [chega aí]MD. Ao longo do processo de mudança, as subpartes verbal (chega) e locativa (aí) são recrutadas para uso contíguo em distintas situações comunicativas em que passam por neoanálises em micropassos, as quais resultam em maior vinculação entre os termos, ademais, a construcionalização de [chega aí]MD é motivada também pela relação analógica com o padrão construcional [VLoc]MD. Os resultados da investigação constatam distintos contextos de uso da combinação chega aí na atual sincronia e ratificam sua recente construcionalização e paradigmatização na categoria dos marcadores discursivos.

Biografia do Autor

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) CNPq Faperj

Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Tem pós-doutorado na Universidade Aberta (Lisboa). É professora titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e atual presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Coordenadora nacional do Grupo de Estudos "Discurso & Gramática". Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Ex-coordenadora do GT Descrição do Português nos biênios 2012-2013 e 2014-2015. Foi editora-chefe da Revista Gragoatá de 2006 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingustica, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, construcionalização lexical e gramatical, morfossintaxe e advérbios.

Monique Borges Ramos da Fonseca, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós- Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui experiência na área de Teoria e Análise Linguística com ênfase em funcionalismo linguístico e língua portuguesa desde 2012, quando integrante do programa de Iniciação Científica fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduada em Letras português/espanhol pela Universidade Federal Fluminense. Atuações profissionais incluem tutoria de língua portuguesa e literatura brasileira no pré-vestibular social Cederj desde 2014; docência no quadro efetivo do magistério dos municípios de Araruama e Maricá, na Região dos Lagos.

Downloads

Publicado

2023-08-05

Edição

Seção

Artigos