Representações sobre a influência do orientador na formação do pesquisador na pós-graduação: uma análise dialógica de comentários on-line de pós-graduandos
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61569Palavras-chave:
Orientador, Formação do pesquisador, Pós-graduação, Comentários online, Círculo de Bakhtin.Resumo
Interessados na compreensão em torno da rede de dizeres e sentidos sobre o fazer de orientadores e orientandos na pós-graduação e as dinâmicas de suas relações, objetivamos, neste estudo, analisar representações construídas por pós-graduandos sobre a influência do orientador na formação do pesquisador na pós-graduação. Fundamentados em princípios linguístico-filosóficos do pensamento do Círculo de Bakhtin e em trabalhos de estudiosos que tematizam a atividade de orientação na pós-graduação e a constituição do sujeito pesquisador, realizamos uma análise interpretativa de um conjunto de comentários on-line coletados no Blog Pós-graduando. A análise aponta que os dizeres expressos nos comentários reverberam que o orientador influencia decisivamente a formação do pós-graduando quando ele acompanha de forma efetiva o orientando na (re) definição do tema de pesquisa, na escrita do texto científico, nos exames de qualificação e de defesa de dissertação ou tese e ainda quando oferece condições para que o mestrando ou doutorando não desista do curso. Os resultados indicam, por fim, que um acompanhamento efetivo e a parceria entre orientador e orientando ressoam como elementos que convergem para que o pós-graduando realize uma pesquisa bem-sucedida e construa uma relação positiva com o orientador e com a própria formação no decorrer da pós-graduação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)