Representações sobre a influência do orientador na formação do pesquisador na pós-graduação: uma análise dialógica de comentários on-line de pós-graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61569

Palavras-chave:

Orientador, Formação do pesquisador, Pós-graduação, Comentários online, Círculo de Bakhtin.

Resumo

Interessados na compreensão em torno da rede de dizeres e sentidos sobre o fazer de orientadores e orientandos na pós-graduação e as dinâmicas de suas relações, objetivamos, neste estudo, analisar representações construídas por pós-graduandos sobre a influência do orientador na formação do pesquisador na pós-graduação. Fundamentados em princípios linguístico-filosóficos do pensamento do Círculo de Bakhtin e em trabalhos de estudiosos que tematizam a atividade de orientação na pós-graduação e a constituição do sujeito pesquisador, realizamos uma análise interpretativa de um conjunto de comentários on-line coletados no Blog Pós-graduando. A análise aponta que os dizeres expressos nos comentários reverberam que o orientador influencia decisivamente a formação do pós-graduando quando ele acompanha de forma efetiva o orientando na (re) definição do tema de pesquisa, na escrita do texto científico, nos exames de qualificação e de defesa de dissertação ou tese e ainda quando oferece condições para que o mestrando ou doutorando não desista do curso. Os resultados indicam, por fim, que um acompanhamento efetivo e a parceria entre orientador e orientando ressoam como elementos que convergem para que o pós-graduando realize uma pesquisa bem-sucedida e construa uma relação positiva com o orientador e com a própria formação no decorrer da pós-graduação.

Biografia do Autor

Nara Karolina de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Letras Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado de Pau dos Ferros. Mestra e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). Membro do Grupo do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED). 

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Atualmente é Professor Classe III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). Como função administrativa, desempenhou a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas gestões 02/2018-02/2020 e 02/2020-02/2022. É editor-chefe da revista Diálogo das Letras e membro do Conselho Editorial da Editora da REDE-TER. É líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar - GITED e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) e do Grupo Slovo/UNESP. Atua ainda como membro da Diretoria, na condição de 1 Secretário, da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.

Downloads

Publicado

2023-08-05

Edição

Seção

Artigos