Representations about the influence of the adviser on the researcher’s education in graduate studies: a dialogical analysis of post-graduate students’ on-line comment

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61569

Keywords:

Orientador, Formação do pesquisador, Pós-graduação, Comentários online, Círculo de Bakhtin.

Abstract

Those who are interested in the networks of words and meanings about the relationship beteweem student and adviser in graduate school and the dynamics of their relationships, we aim at analizing the representations constructed by graduate students about the influence of the adviser during the researcher’s education in the graduate studies. Based on linguistic-philosophical principles of the Bakhtin Circle’s thought and on works by scholars who approach the activity of postgraduate advising and the constitution of the researcher, we carried out an interpretivist analysis of a number on-line comments extracted from blog Pós-graduando. The analysis points to the fact that the sayings uttered during the comments resonate that the adviser influence decisively on the education of the graduate student when he/she effectively accompanies the advisee in the (re)definition of the research theme, in the writing of the scientific text, in the qualification exams and defense of the dissertation or thesis and even when he offers conditions for the master’s or doctoral student, don’t give up the course.

Author Biographies

Nara Karolina de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Letras Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado de Pau dos Ferros. Mestra e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN). Membro do Grupo do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED). 

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Atualmente é Professor Classe III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). Como função administrativa, desempenhou a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas gestões 02/2018-02/2020 e 02/2020-02/2022. É editor-chefe da revista Diálogo das Letras e membro do Conselho Editorial da Editora da REDE-TER. É líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar - GITED e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) e do Grupo Slovo/UNESP. Atua ainda como membro da Diretoria, na condição de 1 Secretário, da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.

Published

2023-08-05