Representação social e violência de gênero: a imigração de mulheres venezuelanas no Portal de Notícias G1.com

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61602

Palavras-chave:

Imigrante venezuelana, Imigração, Representação Social, Análise de Discurso Crítica, Mídia.

Resumo

A imigração é um fenômeno motivado por inúmeros conflitos e adversidades que pressionam as massas populacionais a buscarem melhores condições de vida. Assim sendo, analisamos as representações sociais sobre mulheres imigrantes venezuelanas que são (re)produzidas discursivamente pelo Portal de Notícias G1.com, legitimando, com isso, a violência de gênero e promovendo a subalternização e o apagamento dessas mulheres no contexto social brasileiro. Para isso, selecionamos uma mostra de notícias veiculadas pelo Portal de Notícias G1.com, publicizadas na mídia digital e acessadas de forma ampla. Empreendemos uma análise sociodiscursiva com base em aportes teórico-metodológicos da Análise do Discurso Crítica (ADC), conforme as abordagens dialético-relacional (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2016, 2003, 2013) e sociocognitiva (VAN DIJK, 2015), em diálogo com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2019; JODELET, 2001). Quanto aos aspectos teóricos, discutimos acerca da mídia e da ideologia (THOMPSON, 2011a) e considerarmos a relação entre representação e discurso (HALL, 2016). Ademais, destacamos o fenômeno da Feminização das migrações (PADILLA, 2007) e suas implicações nas relações de gênero (BUTLER, 2021), considerando a violência de gênero a que são suscetíveis essas mulheres, mediante a forma como são representadas discursivamente pela mídia. Como resultados, destacamos que a mídia jornalística dá pouco destaque à pauta imigratória, além de silenciar as vozes das imigrantes venezuelanas como sujeitos que participam ativamente do fenômeno social, promovendo a invisibilidade social dessas mulheres duplamente vulneráveis.

Biografia do Autor

Gislene Araújo Gabriel, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrado em História e Letras pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico Interdisciplinar História e Letras (MIHL/ UECE); Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Francês e suas respectivas Literaturas (UECE); Bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especialização em Direito Público pala Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI).

 Áreas de atuação: Linguística Aplicada, Direito e História

Ticiane Rodrigues Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em letras (2008), especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. É professora do MIHL/UECE (Mestrado Interdisciplinar em História e Letras), vice-líder do grupo de pesquisa PRAETECE (Práticas de Edições de Textos do Estado do Ceará). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Filologia, Léxico e Cultura, Lexicologia, Etnografia e Interdisciplinaridade. Atua nos seguintes temas: estudos do léxico, cultura e decolonialidade, pesquisa de campo, estudos do texto e ensino.

Downloads

Publicado

2023-08-05

Edição

Seção

Artigos