A relação entre metáfora e frames na construção de sentido do conceito de política nos discursos de Jair Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a62983

Resumo

No presente artigo, discutimos, à luz dos postulados da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Jonhson, 1980; Lakoff, 2002) – em especial da Abordagem Crítica da Metáfora (Charteris-Black, 2004; Musolff, 2004, 2016; Goatly, 2007) – e da Semântica de Frames (Fillmore, 1976, 1982; Duque, 2015), a construção de sentido do conceito de Política por Jair Bolsonaro em 15 trechos retirados do corpus , organizado por Gonçalves (2022), constituído por 187 discursos proferidos pelo ex-presidente da República, no ano de 2019. Para tal, adotou-se metodologia de tipo qualiquantitava, a partir da qual, por meio do software AntConc, foram quantificadas as ocorrências do léxico relativo à Política para, em seguida, observa-se a forma pela qual seus sentidos são construídos pelo sujeito do discurso. Os resultados mostram, que, ao ativar os frames interacionais DISCURSO_MILITAR e DISCURSO_CRISTÃO, o sujeito do discurso, a partir de um conjunto de crenças e valores, motivado pelo modelo moral do PAI SEVERO (Lakoff, 2002), constrói os sentidos do conceito de Política com base nas metáforas conceptuais POLÍTICA É JORNADA, POLÍTICA É GUERRA, POLÍTICA É ATO RELIGIOSO.

Biografia do Autor

Vitor Fernandes Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduado em Letras - Português/Literatura (2019). Fez Iniciação Científica no grupo Discurso & Gramática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014-2015). Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022). Trabalha como professor da educação básica na rede municipal do Rio de Janeiro. Sua principal área é a Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos temas: discurso, semântica cognitiva e Teoria da Metáfora Conceptual

Fernanda Carneiro Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Letras - Português-Francês - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Études Françaises pela Université de Nancy II. Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com estágio doutoral no Laboratório de Psicologia Experimental do professor Raymond Gibbs da University of California, Santa Cruz. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2021). É professora associada do departamento de Estudos Linguísticos e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do GT Linguística e Cognição, da ANPOLL. Membro da Comissão Linguagem e Cognição, da ABRALIN. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GELP-COLIN registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Ana Cristina Pelosi; do grupo de pesquisa GESTUM registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Solange Vereza e do grupo de pesquisa NELUC registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Sandra Bernardo (UERJ). Coordena o projeto internacional MetBib Brasil-UERJ em parceria com a professor Francisco Mendoza, da Universidade de la Rioja, na Espanha. Tem experiência na área da Ciência da Linguagem , com ênfase em Lingüística Aplicada e Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua, léxico, semântica cognitiva e teoria da metáfora conceptual.

Downloads

Publicado

2024-04-21