A relação entre metáfora e frames na construção de sentido do conceito de política nos discursos de Jair Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a62983Resumo
No presente artigo, discutimos, à luz dos postulados da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Jonhson, 1980; Lakoff, 2002) – em especial da Abordagem Crítica da Metáfora (Charteris-Black, 2004; Musolff, 2004, 2016; Goatly, 2007) – e da Semântica de Frames (Fillmore, 1976, 1982; Duque, 2015), a construção de sentido do conceito de Política por Jair Bolsonaro em 15 trechos retirados do corpus , organizado por Gonçalves (2022), constituído por 187 discursos proferidos pelo ex-presidente da República, no ano de 2019. Para tal, adotou-se metodologia de tipo qualiquantitava, a partir da qual, por meio do software AntConc, foram quantificadas as ocorrências do léxico relativo à Política para, em seguida, observa-se a forma pela qual seus sentidos são construídos pelo sujeito do discurso. Os resultados mostram, que, ao ativar os frames interacionais DISCURSO_MILITAR e DISCURSO_CRISTÃO, o sujeito do discurso, a partir de um conjunto de crenças e valores, motivado pelo modelo moral do PAI SEVERO (Lakoff, 2002), constrói os sentidos do conceito de Política com base nas metáforas conceptuais POLÍTICA É JORNADA, POLÍTICA É GUERRA, POLÍTICA É ATO RELIGIOSO.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)