Ironia e textualidade
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a63038Resumo
A ironia sempre despertou interesse e debate em diversas áreas do conhecimento. No campo da linguística, estudiosos têm se dedicado a compreender e analisar as características e funções da ironia como uma forma peculiar de comunicação. A natureza paradoxal da ironia desafia abordagens convencionais, demandando uma investigação aprofundada em diversas áreas. Na análise dialógica de discursos, Brait (2008) a considera como parte de um cruzamento de vozes, destacando a intertextualidade. Este trabalho adota a perspectiva de Linda Hutcheon (2000), que, embora focada na crítica literária, integra a ironia ao contexto sociocultural. O objetivo é discutir a ironia não apenas por suas marcas linguísticas, mas como fenômeno textual-interacional e discursivo, analisando todo o circuito comunicativo. A abordagem privilegia uma visão descritiva e interpretativa, argumentando que a ironia deve ser compreendida dentro da “cena” em que ocorre. Hutcheon (2000) destaca que a ironia é parte de um processo comunicativo, enfatizando a importância de considerá-la nas relações entre intenções e interpretações. Os critérios propostos pela autora, como aresta crítica, complexidade referencial, intencionalidade atribuída, contrato comunicativo e marcadores de intertextualidade, são redefinidos nesta abordagem. O exemplar utilizado para análise foi extraído de postagens em redes sociais, representando diversos gêneros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)