As onomatopeias na Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a63041

Resumo

Desde o reconhecimento do status linguístico das línguas de sinais, várias pesquisas têm reafirmado que as línguas espaço-visuais são línguas naturais, assim como as línguas orais-auditivas. Diante da necessidade de ampliar e enriquecer o conhecimento sistemático sobre as LS, evidencia-se a onomatopeia: figura de linguagem conhecida nas línguas orais por se basear em sons, constituindo-se um campo de estudo profícuo e de grande relevância para a expansão e a consolidação das especificidades das LS. Há poucos estudos que se dediquem exclusivamente em constatar na Libras a figura de linguagem – onomatopeia, que conforme o conceito extraído das línguas orais é uma figura em que palavra ou conjunto de palavras representa um ruído ou som. Emprega-se metodologia qualitativa de objetivo exploratório e procedimento documental. São utilizados os softwares ELAN e Microsoft Paint como recursos. Este estudo apresenta três etapas: estudo teórico conceitual; coleta de produções em Libras compondo o corpus; análise dos vídeos. Pela necessidade de preencher lacunas deixadas pelos estudos já realizados sobre LS, buscam-se semelhanças e diferenças entre os aspectos teóricos e práticos das onomatopeias na Libras e na LP. O principal objetivo é constatar o uso das onomatopeias na Libras, sendo objetivos específicos traçar semelhanças teóricas a partir de estudos já realizados sobre o tema e buscar similaridades na ocorrência desse recurso na Libras e LP, voltando-se para situações de uso da língua. Por fim, um objetivo que perpassa todos os outros, é o de contribuir de forma significativa para os estudos da Libras, prestigiando e respeitando suas especificidades.

PALAVRAS-CHAVE: Libras. Figuras de linguagem. Onomatopeia. Língua em uso.

 

Biografia do Autor

Graciele Kerlen Pereira Maia, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Estudos Linguisticos - Libras (UFMG). Mestre em Inclusão de Surdos (Área Educacional) - Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Especialização em Libras (Faculdade Eficaz), Especialização em Educação Inclusiva (Castelo Branco), Especialização em Biologia geral (UFLA). Graduação em LETRAS-LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, LETRAS - LIBRAS Licenciatura - Faculdade Eficaz, em Licenciatura Plena em Biologia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR e Pedagogia pelo PROMINAS. Certificação de aprovação no Exame Nacional de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Libras (LIBRAS) em proficiência em Tradução interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras nível superior . Certificação de aprovação no Exame Nacional de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Libras (PROLIBRAS) em proficiência no uso e no ensino da Libras nível superior. Certificação de aprovação na banca do CAS. Professora da disciplina de Libras nos cursos de graduação da UEMG/ Campus Divinópolis. Coordenadora e professora da disciplina de Libras EAD/UEMG. Coordenadora e professora do curso de Tradução e Interpretação de Libras - Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Estado de Minas Gerais (2018 a 2023). Professora das disciplinas Ciências, Ética, Arte e Libras da escola para surdos AAVIDA (Assistência Audio-visual para Deficientes Auditivos) desde 2001 até atual. Professora de Libras do curso de Psicologia/Licenciatura (Pitágoras) até julho de 2017. Professora Conteudista/bolsista CAPES UAB (Elaboração do PPC - Graduação em Letras Libras) / Tradutora e Intérprete de Libras dos cursos da UEMG (Campus Divinópolis). Coordenadora e professora do curso de extensão em Libras - UEMG/ Divinópolis. Tutora do curso de Libras EAD/ UEMG - SEDESE - até fevereiro de 2018. Professora de Libras do curso Profissional APRENDIZ - CECON. Tradutora e intérprete de libras- inclusão dos surdos da Escola Estadual Dona Antônia Valadares de 2004 à 2016. Professora Convidada e Conteudista da disciplina Português L2 do Ensino Fundamental I e II com ações voltadas para elaboração de vídeo aulas do Programa Se Liga na Educação/Se Liga na Libras, projeto especial realizado em 2020 com o objetivo de aprimorar o atendimento de alunos surdos da rede estadual de ensino de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais SEE/MG. Professora ministrante da atividade de extensão "Educação de Surdos em tempos de Pandemia", promovido pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia 2020 e 2021. Professora conteudista do Curso de aperfeiçoamento em Educação de Surdos em Perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino (2022 -2023), promovidos pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia. Experiência em tradução e interpretação do par linguístico Libras/Português em âmbito educacional, judicial, mídia, saúde, política, seminários, lives e aulas remotas. Palestrante com ênfase nos temas: Libras, inclusão de surdos, tradução e interpretação do par linguístico Libras - Língua Portuguesa, surdez, Libras - linguística e teorias e inserção do surdos no mercado de trabalho.

Elidéa Lúcia Almeida Bernardino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Linguística Aplicada pela Boston University (2006), mestra em Estudos Linguísticos pela UFMG (1999), graduada em Letras (1995) e em Tradução e Interpretação (1993) pelo Centro Universitário Newton Paiva, sendo este último com distinção (1° lugar entre os formandos do curso). É professora associada de Libras na UFMG, onde também realizou seu primeiro pós-doutorado (2009). Nessa Instituição é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: ?Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo ? NELiS?, que conta com a participação de pesquisadores da UFMG e de outras Universidades, onde atua nas linhas de pesquisa: Descrição e análise das línguas de sinais; Educação bilíngue para surdos e Ensino-aprendizagem de línguas. Concluiu o Pós-Doutorado na University of New Mexico (Estágio Sênior CAPES), sob a supervisão do prof. Sherman Wilcox (2016). Os principais temas de interesse são: Linguística Cognitiva (Gramática Cognitiva); estudos sobre a Libras (Expressões não-manuais, Classificadores, Ação construída e perspectiva); ensino de segunda língua/língua adicional (L2/Ln) para surdos e Educação de surdos.

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Publicado

2024-04-21