Variação lexical: fatores que influenciam a variação a partir da análise de atividades em livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a63219

Resumo

Neste artigo, analisamos atividades que tratam da variação lexical presentes em dois livros didáticos do PNLD 2021, objetivando compreender como é desenvolvido o tratamento da variação lexical nesses livros utilizados no ensino médio. Fundamentam nosso trabalho os estudos Sociolinguísticos (Labov, 2008[1972]), a Pedagogia da variação linguística (Faraco, 2015b) e a Lexicologia (Polguère, 2018). Concluímos que três fatores influenciam a variação lexical de maneira mais presente: variação diatópica, diastrática e diafásica. Além disso, percebemos que as atividades dos livros didáticos desenvolvem o trabalho com esse tipo de variação a partir, também, de temas sociais. Por fim, observamos que, nas atividades dos livros didáticos, a variação lexical está relacionada com os aspectos voltados aos gêneros textuais e às demandas sociais e espaços em que eles circulam.
Palavras-chave: Fatores de variação. Lexicologia. Sociolinguística.

Biografia do Autor

Carlos Álack de Lima, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professor substituto do IF SERTÃO PE, campus Floresta. Graduado em Letras pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Sociolinguística e Fonética e Fonologia. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LeDoc). Ex-bolsista do Grupo de Programa de Educação Tutorial (PET/Letras/Comunidades Populares). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Herbertt Neves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Herbertt Neves é professor de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde leciona na Graduação em Letras (Licenciatura em Português e Bacharelado) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) (área: Linguística - docente permanente). Ainda na UFPE, é professor colaborador do Mestrado Profissional em Rede (ProfLetras) (desde 2020). É doutor e mestre em Letras (Linguística) pela UFPE e graduado em Letras - Licenciatura (Línguas Portuguesa e Francesa e respectivas literaturas) e Bacharelado (Tradução em Língua Francesa/ Pesquisa em Língua Francesa) pela mesma universidade. De 2016 a 2024, foi professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atuou na Graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Portuguesa e Francesa e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (docente permanente), programa em que ainda hoje atua como docente permanente. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG) e vice-coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Interação (GELI-UFPE). Membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Na UFCG, coordenou, de 2020 a 2024, o Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG), projeto de extensão do PPGLE integrado às atividades de ensino e pesquisa. Entre 2020 e 2024, foi coordenador de área do Projeto de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa da UFCG campus Campina Grande. De 2021 a 2024, foi coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Letras (UAL-CH-UFCG). No campo aplicado, suas pesquisas são voltadas para o estudo do eixo das práticas de análise linguística no ensino de língua portuguesa, a partir de múltiplos aspectos (materiais didáticos, formação docente, itens de avaliação, etc.) e elementos linguísticos (léxico, gramática, variação linguística, multimodalidade, textualidades, etc.). No campo teórico, desenvolve pesquisas sobre a análise/descrição textual-interativa de fenômenos da língua em corpora históricos do português brasileiro (referenciação, predicação, articulação, etc.). Também investiga perspectivas sociointeracionais para análise da sócio-história do português e de concepções de linguagem e língua em corpora diacrônicos. Na Educação Básica, tem ainda experiência no Ensino Fundamental e Médio e em Pré-vestibulares e preparatórios, com as disciplinas de Língua Portuguesa (Interpretação de Textos, Gramática, Redação e Literatura). Também atua como consultor/assessor pedagógico, revisor de textos, avaliador de redações e de itens de avaliação em processos seletivos. Tem interesse por pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, especialmente nas subáreas de Educação Linguística (Análise Linguística, Lexicologia Pedagógica e Produção Escrita), História Social do Português, Estudos Gramaticais e Linguística de Texto.

Renata Lívia de Araújo Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST)

Possui Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2008), período em que foi bolsista do Grupo PET-Letras, Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - PPGLL/UFAL (2010) e Doutorado em Letras e Linguística pelo PPGLL/UFAL (2013). Ensinou no Centro Universitário CESMAC (2012-2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), lecionando no curso de Letras as seguintes disciplinas: Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Semântica e Pragmática da língua portuguesa e Língua Portuguesa V - Sociolinguística e Pragmática, História da Língua Portuguesa. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e análise linguística. Atua principalmente nos seguintes temas: variação linguística, variação linguística e ensino, variação linguística e gênero, variação linguística e concordância verbal. Atualmente é sócia da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); sócia do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste); membro do Colegiado de Coordenação Didática da UAST/UFRPE (CCD/Letras/2013-1015; 2015-2017; 2017- 2019; 2019-2021; 2021-2023; 2023 em andamento); membro da Comissão de Atividades Complementares da UAST/UFRPE (CAC/Letras/2020-2021; 2021-2023; 2023 - em andamento); integra os Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA) da UAST, Grupo de pesquisa A sintaxe-phi das línguas naturais (PHINA) da UFBA; Grupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística (GEADLin) da UPE; Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição e Documentação de Pernambuco (LeDoc-UFRPE); todos vinculados ao diretório do CNPq; faz parte do Corpo de Especialistas da Revista Leitura - UFAL, Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, e da Revista Leia Escola da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

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Publicado

2024-08-21