Variação lexical: fatores que influenciam a variação a partir da análise de atividades em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a63219Resumo
Neste artigo, analisamos atividades que tratam da variação lexical presentes em dois livros didáticos do PNLD 2021, objetivando compreender como é desenvolvido o tratamento da variação lexical nesses livros utilizados no ensino médio. Fundamentam nosso trabalho os estudos Sociolinguísticos (Labov, 2008[1972]), a Pedagogia da variação linguística (Faraco, 2015b) e a Lexicologia (Polguère, 2018). Concluímos que três fatores influenciam a variação lexical de maneira mais presente: variação diatópica, diastrática e diafásica. Além disso, percebemos que as atividades dos livros didáticos desenvolvem o trabalho com esse tipo de variação a partir, também, de temas sociais. Por fim, observamos que, nas atividades dos livros didáticos, a variação lexical está relacionada com os aspectos voltados aos gêneros textuais e às demandas sociais e espaços em que eles circulam.
Palavras-chave: Fatores de variação. Lexicologia. Sociolinguística.
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