Processos intersubjetivos de conceptualização da referência espacial na interação entre criança com trissomia do 21 e terapeutas
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a63340Resumo
A proposta de análise da referência espacial neste artigo considera a linguagem, uma complexa rede de semioses, como uma arena intersubjetiva de negociação dos sentidos a partir de contingências do falante, do contexto de uso da língua, do processo sociocomunicativo e dos domínios conceptuais vinculados à cognição espacial. Como um fenômeno cognitivo, a espacialidade requer uma abordagem dos mecanismos envolvidos no processamento das informações espaciais, de sua organização em estruturas conceptuais e do acesso a essas estruturas por meio da codificação linguística. A consideração das questões intersubjetivas na descrição desse fenômeno também requer que se abandone a análise abstrata do processo em um “falante idealizado” em favor de situações reais de uso da fala, em um contexto terapêutico, por crianças cujo desenvolvimento linguístico-cognitivo é neuroatípico. Discutimos nesse trabalho as noções de referência, referenciação e conceptualização, como fundamentais para compreender o conceito de referência espacial. Em seguida analisamos os processos de atencionalidade, atenção conjunta e comunicação intersubjetiva na aquisição da linguagem da criança, para então descrever os mecanismos de desenvolvimento do raciocínio espacial infantil. Por fim, propomos uma metodologia de análise da conceptualização da referência espacial, destacando o papel da interação nas atividades de construção intersubjetiva dos significados linguísticos.
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