Processos intersubjetivos de conceptualização da referência espacial na interação entre criança com trissomia do 21 e terapeutas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a63340

Resumo

A proposta de análise da referência espacial neste artigo considera a linguagem, uma complexa rede de semioses, como uma arena intersubjetiva de negociação dos sentidos a partir de contingências do falante, do contexto de uso da língua, do processo sociocomunicativo e dos domínios conceptuais vinculados à cognição espacial. Como um fenômeno cognitivo, a espacialidade requer uma abordagem dos mecanismos envolvidos no processamento das informações espaciais, de sua organização em estruturas conceptuais e do acesso a essas estruturas por meio da codificação linguística. A consideração das questões intersubjetivas na descrição desse fenômeno também requer que se abandone a análise abstrata do processo em um “falante idealizado” em favor de situações reais de uso da fala, em um contexto terapêutico, por crianças cujo desenvolvimento linguístico-cognitivo é neuroatípico. Discutimos nesse trabalho as noções de referência, referenciação e conceptualização, como fundamentais para compreender o conceito de referência espacial. Em seguida analisamos os processos de atencionalidade, atenção conjunta e comunicação intersubjetiva na aquisição da linguagem da criança, para então descrever os mecanismos de desenvolvimento do raciocínio espacial infantil. Por fim, propomos uma metodologia de análise da conceptualização da referência espacial, destacando o papel da interação nas atividades de construção intersubjetiva dos significados linguísticos.

Biografia do Autor

Jan Edson Rodrigues Leite, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Titular de Linguística e Português na Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Letras Modernas e em Direito. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, onde defendeu tese na área de Linguística Cognitiva. Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral em Linguística Cognitiva, na University of Louisiana at Lafayette (EUA). É docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB. Tem experiência em Linguística Cognitiva e Semântica, atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: processamento e compreensão de inferências, deficits linguístico-cognitivos, integração conceptual e cognição espacial.

Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Professor do curso de Letras do campus III da Universidade Estadual da Paraíba. Possui Mestrado em Linguística, com pesquisa em Aquisição da Linguagem pelo PROLING (Programa de Pós-Graduação em Linguística), na Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Linguística na mesma instituição, com Estágio-Sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordena o GEILIM - Grupo de Estudos Interdisciplinares: Linguagem, Interação e Multimodalidade. Professor do PROFLETRAS, polo de Guarabira-PB. Cursando Especialização em Psicanálise pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989); Mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994); Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Pós Doutora em Estudos Linguísticos, UNESP. É professora Titular do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Atua na Graduação em Letras, na graduação em Fonoaudiologia e nos programas de Pós Graduação em Linguística e Ensino (MPLE) e em Linguística (PROLING), ambos da UFPB. É colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem (UNICAP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe-bebê, prosódia, multimodalidade, letramento.

Downloads

Publicado

2024-04-21