Uma representação construcionista dos adjetivos adverbiais e as suas semânticas no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64044Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos adjetivos adverbiais no português brasileiro. Pelas lentes da Gramática de Construções Baseada no Uso e da Teoria dos Exemplares, propomos uma representação da rede da Construção de Adjetivo Adverbial (CAA). Dado que dependendo do tipo de modificador verbal, algumas sentenças são aparentemente intercambiáveis em alguns contextos, mas únicos em outros, hipotetizamos que essas semelhanças e diferenças são representadas por um nível intermediário composto por classes semânticas licenciadoras dos itens adverbiais. Uma minuciosa análise qualitativo-interpretativa, realizada a partir de dados coletados em corpora, permitiu identificar oito classes semânticas, que representam oito construções no nível intermediário. Desse modo, este estudo argumenta a favor da existência de classes semânticas específicas à CAA, sendo capazes de influenciar a seleção e licenciar itens adverbiais.
Palavras-chave: Adjetivo adverbial. Semântica. Gramática de Construções Baseada no Uso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)