Uma representação construcionista dos adjetivos adverbiais e as suas semânticas no português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64044

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos adjetivos adverbiais no português brasileiro. Pelas lentes da Gramática de Construções Baseada no Uso e da Teoria dos Exemplares, propomos uma representação da rede da Construção de Adjetivo Adverbial (CAA). Dado que dependendo do tipo de modificador verbal, algumas sentenças são aparentemente intercambiáveis em alguns contextos, mas únicos em outros, hipotetizamos que essas semelhanças e diferenças são representadas por um nível intermediário composto por classes semânticas licenciadoras dos itens adverbiais. Uma minuciosa análise qualitativo-interpretativa, realizada a partir de dados coletados em corpora, permitiu identificar oito classes semânticas, que representam oito construções no nível intermediário. Desse modo, este estudo argumenta a favor da existência de classes semânticas específicas à CAA, sendo capazes de influenciar a seleção e licenciar itens adverbiais.
Palavras-chave: Adjetivo adverbial. Semântica. Gramática de Construções Baseada no Uso.

Biografia do Autor

Sara Adelino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Estudante de especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Idiomas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestre em Linguística e bacharel em Letras - Português e Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva (LinC - UFRJ). Pesquisou durante a graduação e o mestrado a representação semântica de advérbios a partir da Gramática de Construções Baseada no Uso e da Teoria dos Exemplares. Tem maior interesse em representação cognitiva e experimentos linguísticos pelas perspectivas das teorias cognitivo-funcionais. 

Diogo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Associado da UFRJ, membro titular do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ e um dos coordenadores do LinC (Laboratório de Linguística Cognitiva). Atuou como Pesquisador Visitante na Universidade de Lancaster (Reino Unido), onde realizou estágio de pós-doutoramento. Com atuação inserida no campo da Gramática de Construções Baseada no Uso e da Linguística Cognitiva, tem se debruçado sobre a relação entre linguagem e intersubjetividade. Sua pesquisa recorre principalmente a métodos quantitativos (incluindo tanto análise de corpus quanto técnicas experimentais) para investigar, sincrônica e diacronicamente, construções gramaticais intersubjetivas.

Downloads

Publicado

2024-08-21