Usos da preposição “em” por falantes de Italiano na aprendizagem do português brasileiro: uma perspectiva linguístico-ecossistêmica
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64049Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa inserida no projeto “Epistemes e tradições linguísticas e literárias para o ensino de português brasileiro em contexto italiano”, vinculado ao grupo de pesquisa “UFG-CNPq — Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo”, e ao projeto “REDE/Itália — O português brasileiro em contexto italiano: aspectos sociais, políticos e linguísticos”. O objetivo geral do REDE/Itália é oferecer subsídios para o ensino de português brasileiro como língua adicional nas instituições italianas envolvidas, bem como promover a integração entre os pesquisadores do PPGLL-UFG e as universidades italianas. Considerando esse contexto, o objetivo específico desse estudo é analisar os usos da preposição “em” pelos falantes de italiano como língua materna na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional. Para verificar como as preposições estão sendo empregadas para abranger significados para além do prototípico, selecionamos 5 textos exemplificativos retirados de um corpus de 20 textos produzidos por estudantes italianos que estão aprendendo português brasileiro no Centro Cultural Brasil-Itália (CCBI) em Roma. A fundamentação teórica é baseada na Linguística Ecossistêmica (LE), com foco na Ecologia das Relações Espaciais (ERE), conforme desenvolvida por Couto (2017). Quanto aos resultados, identificamos que dentre as vinte e sete situações de uso do “em”, dezenove apresentaram uso prototípico, enquanto oito denotaram usos não-prototípicos. Essa maior frequência de emprego do “em” prototípico sugere que os estudantes evitam explorar usos menos convencionais da preposição como uma estratégia de comunicação mais segura, enquanto desenvolvem domínio da língua-alvo.
Palavras-chave: Projeto Rede/Itália. Português brasileiro. Preposição “em”. Linguística Ecossistêmica. Ecologia das Relações Espaciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)