Subject doubling in Brazilian Portuguese: an analysis of the resumptive pronouns
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64470Resumo
Este artigo apresenta algumas propriedades sintáticas, prosódicas e morfológicas do sujeito e do pronome nas sentenças de duplicação do sujeito (DS) do português brasileiro (PB), a fim de sugerir as posições estruturais desses elementos. A investigação aponta que nem o sujeito, nem o pronome se comportam uniformemente nessa estrutura. Com base no princípio “um traço, um núcleo” (Kayne, 2005), esta investigação propõe que o sujeito pode aparecer tanto no domínio CP, como um tópico, quanto no domínio TP, como um sujeito gramatical. Este estudo defende, baseado nas propriedades gramaticais dos pronomes, que eles podem se comportar como formas fortes ou fracas na DS do PB, seguindo a análise de Cardinaletti e Starke (1994). Nossa hipótese é que pronomes fortes podem ocupar Spec,TopP (Rizzi, 1997) ou Spec,SubjP (Cardinaletti, 2004), assim como o sujeito, enquanto pronomes fracos, diferentemente, ocupam Spec,TP.Palavras-chave: Português brasileiro. Sujeito. Pronome. Duplicação. Sintaxe cartográfica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)