Duplicação do sujeito no português brasileiro: uma análise dos pronomes resumptivos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a64470

Abstract

This paper investigates some specific syntactic, prosodic, and morphological properties of subjects and pronouns in Brazilian Portuguese (BP) subject doubling (SD) constructions. The study demonstrates that neither the subject nor the pronoun exhibits uniform behavior within this construction. Adopting the “one feature, one head” principle (Kayne, 2005), this research argues that the subject may occupy positions in both the CP domain, as a topic, and the TP domain, as a grammatical subject. Furthermore, based on the grammatical properties of pronouns, this study posits that pronouns in BP SD can function either as strong or weak forms, aligning with the analysis of Cardinaletti and Starke (1994). The hypothesis is that strong pronouns can occupy Spec,TopP (Rizzi, 1997) or Spec,SubjP (Cardinaletti, 2004), similar to the subject, whereas weak pronouns, by contrast, occupy Spec,TP.
Keywords: Brazilian Portuguese. Subject. Pronoun. Doubling. Cartographic syntax.  

Author Biographies

Letícia Emília Krieck, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestra em Linguística pela mesma instituição. Vinculada ao Núcleo de Estudos Gramaticais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sandra Quarezemin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Associada do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Linguística. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, CNPq-PQ 1. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Gramaticais-UFSC (https://neg-ufsc.org/) e coordenadora do Laboratório Linguística na Escola (https://www.lalesc.com.br/). Lidera desde 2010 o grupo de pesquisa do CNPq Teoria da Gramática e o Português Brasileiro.

Vitor Hochsprung, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da Profa. Dra. Sandra Quarezemin e coorientação do Prof. Dr. Márcio Martins Leitão, com bolsa CNPq. Em 2022, me tornei mestre em Linguística pela UFSC e, anteriormente, em 2020, me graduei na licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Estou vinculado ao Laboratório Linguística na Escola (LALESC-UFSC) (http://lalesc.com.br). Tenho um projeto pessoal de popularização da linguística, através do perfil @vitorlinguistica no Instagram. Sou um dos membros da Comissão de Divulgação e Popularização da Linguística e também da Comissão Linguística e Olimpíadas da Associação Brasileira de Linguística (Abralin). Atuo como voluntário no projeto de divulgação científica "Linguisticamente Falando" da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (http://linguisticamentefalando.com.br). Academicamente, tenho interesse na área de Teoria e Análise Linguística, Gramáticas na Escola, Divulgação Científica e Popularização da Linguística, sendo este último o foco principal de minha tese de doutorado (em construção). Sou autista nível 1 de suporte.

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Published

2024-08-21