Um estudo da língua-cultura brasileira a partir da polissemia de “um belo dia”
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n2a65709Resumo
Apresento uma proposta de ensino (estudo) de português brasileiro em contexto universitário italiano, voltada para a realidade linguístico-sociocultural do Brasil, tendo como ponto de partida um fenômeno de mudança na gramática do português brasileiro (PB) que produziu usos mais abstratizados de “um belo dia”. Conforme descrito por Silva (2017), diferentemente de seu uso mais concreto, de valor descritivo, elemento do nível da organização da oração, essa construção atua como um operador do nível textual, introduzindo o climax da narrativa. Esta proposta, baseada em principios funcionalistas depreensíveis de estudos descritivos da gramática do PB, se insere no âmbito do projeto internacional REDE/Itália, “O português brasileiro em contexto italiano: aspectos sociais, políticos e linguísticos”, que envolve parcerias entre universidades italianas e brasileiras e prevê ações conjuntas de cooperação, pesquisa, ensino, extensão e publicação. No REDE/Itália, os resultados de pesquisas descritivistas são fomentadores de ações de ensino do português brasileiro como língua estrangeira, língua adicional e língua de herança no contexto universitário italiano.
Palavras-chave: Um belo dia. Operador textual. Língua em uso.
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