Aprendizagem pelos sentidos para a pessoa com surdocegueira: a importância do tato para a comunicação
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66229Resumo
Os sentidos sensoriais do corpo humano, a saber: audição, visão, olfato, paladar e tato são canais de recepção de informação do mundo externo para o nosso corpo (Soler, 1999). Sendo assim, podemos afirmar que o corpo aprende através dos canais sensoriais, porém, o sistema educacional possui uma ênfase no aprendizado através dos canais visuais e auditivos. Ao se trabalhar com estudantes com surdocegueira, é necessário que se encontre estratégias de ensino a partir dos demais canais sensoriais ou também, incorporando os resíduos visuais e auditivos a depender da condição do estudante. A partir de estudos teóricos na área, a presente pesquisa aborda e problematiza o aprendizado através dos sentidos, porém, será dada uma maior ênfase nos aspectos relacionados ao tato pela comunicação da pessoa com surdocegueira ser proveniente desse sentido. Para isso, foi realizado um aprofundamento teórico sobre cognição tátil (Nicholas, 2011) e formas de comunicação da pessoa com surdocegueira (Cader-Nascimento; Costa, 2010; Cambruzzi; Costa, 2016).
Palavras-chave: Surdocegueira. Aprendizagem. Canais sensoriais. Tato.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






