Material didático e adaptado de escrita de sinais para pessoas surdocegas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66269

Resumo

Este artigo apresenta criação de um material didático de escrita de sinais para adaptar os símbolos escritos de configurações de mão para formas gráficas, táteis e confeccionadas em relevo, mas possibilita que, através do sentido do tato, o aprendiz surdocego realize atividades de ensino de escrita de sinais. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma produção de material de escrita de sinais em recursos táteis. A metodologia é utilizada por formas confeccionadas em escrita de sinais na modalidade tátil e uma pesquisa bibliográfica. Desse modo, defende-se neste trabalho a necessidade de interação entre teoria e prática no ensino de escrita de sinais para os alunos surdocegos, bem como de integração entre a língua brasileira de sinais (Libras) e a escrita de sinais, avaliando desempenho com flexibilidade.
Palavras-chave: Material didático adaptado. Escrita de Sinais. Pessoas surdacegas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Claúdia Coelho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras: Libras pela Universidade Federal do Tocantins(2018) e ensino-medio-segundo-graupela Cem Professor Florencio Aires(2002). Tem experiência na área de Letras.

Éllen Soares de Loiola , Universidade Federal de Ceará (UFC)

Professora Ma. Adjunta III da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando nas disciplinas de Libras III, IV e VI, Escrita de Sinais I e II, Estágios em Libras como L1.1 e L2, entre outras. Doutoranda em Estudos da Tradução na PGET/UFSC. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Letras Libras pela UFC e licenciatura em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Libras: Ensino e Tradução.Tem experiência nas áreas de Linguística, Terminologia, Tradução em Libras e Educação de Surdos. Atua como intérprete e tradutora de português para Libras. Desenvolve atividades e projetos de ensino, extensão e cultura com ênfase nos seguintes temas: coordenação do (ProduLibras) Produção de Material Didático para o Ensino de Libras e orientadora do Clube de Libras da UFC.É representante e líder surda do Ministério de Surdos da Comunidade das Nações (CN), em Fortaleza e no Brasil.

Downloads

Publicado

2025-04-30