Material didático e adaptado de escrita de sinais para pessoas surdocegas
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n1a66269Resumo
Este artigo apresenta criação de um material didático de escrita de sinais para adaptar os símbolos escritos de configurações de mão para formas gráficas, táteis e confeccionadas em relevo, mas possibilita que, através do sentido do tato, o aprendiz surdocego realize atividades de ensino de escrita de sinais. O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma produção de material de escrita de sinais em recursos táteis. A metodologia é utilizada por formas confeccionadas em escrita de sinais na modalidade tátil e uma pesquisa bibliográfica. Desse modo, defende-se neste trabalho a necessidade de interação entre teoria e prática no ensino de escrita de sinais para os alunos surdocegos, bem como de integração entre a língua brasileira de sinais (Libras) e a escrita de sinais, avaliando desempenho com flexibilidade.
Palavras-chave: Material didático adaptado. Escrita de Sinais. Pessoas surdacegas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






