Ejemplos de montaje cinematográfico en la lengua de señas uruguaya
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a67682Resumo
En el siguiente artículo se propone un análisis de una narración en lengua de señas uruguaya (LSU), tomando como base las estructuras de gran iconicidad propuestas por Cuxac (2000) y el montaje cinematográfico. La idea central es que las lenguas de señas explotan su modalidad visual para expresarse mediante estructuras icónicas que funcionan y se articulan entre sí de una forma que resulta más similar a un medio de expresión visual, como el cine, que a la sintaxis arbitraria que encontramos en las lenguas orales.
Palavras clave: Lenguas de señas. Iconicidad. Lenguaje cinematográfico. Estructuras de gran iconicidad.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






