Geossociolinguística Cognitiva: variação sociocultural e espacial na cognição e no uso da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a67973

Resumo

A emergência de uma Geossociolinguística Cognitiva, um paradigma interdisciplinar que integra os princípios da Sociolinguística, da Geolinguística e da Linguística Cognitiva, desenvolvido na tese de doutorado de Santos (2021), representa um dos modelos mais recentes da Linguística Cognitiva. Seu objetivo é explorar as dimensões geosociocognitivas da variação e da mudança linguística, utilizando métodos empíricos quantitativos e robustos. Neste estudo, portanto, apresentam-se as razões da necessidade da emergente área, ainda que sinopticamente, mostrando sua inevitabilidade dentro do escopo da Linguística Cognitiva, os modos e os métodos de conciliar os aspectos “cognitivos”, “socioculturais” e “geoespaciais”. Como aplicação ao português apresenta-se um panorama de uma pesquisa sobre a variação onomasiológica conceptual dentro do domínio da sexualidade, mais especificamente dos órgãos genitais-sexuais feminino e masculino, fazendo usufruto de uma amostra sociodialetológica representativa de 72 colaboradores inquiridos e residentes da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil, desde uma perspectiva do modelo de descrição linguística em tema.
Palavras-chave: Variação onomasiológica. Conceptualização. Categorização. Prototipicidade. Geossociolinguística Cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias de Souza Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui estágio de pós-doutoramento, doutorado e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade do Estado da Bahia, onde leciona disciplinas relacionadas à Gramática, à História das Línguas e às Práticas de Ensino. Suas pesquisas concentram-se na Sociolinguística, na Geolinguística, na Linguística Cognitiva e na Didática, com ênfase nos significados socioculturais e cognitivos da variação e mudança linguísticas, no ensino de língua portuguesa e na relação professor-aluno, família, comunidade e contextos institucionais de âmbito social e cultural. É sócio efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares sobre Contemporaneidade e do Grupo de Pesquisa Constituição, Variação e Mudança do/no Português, certificados pelo CNPQ. Orienta atividades de pesquisa, ensino e extensão, com publicações de capítulos de livros e artigos em diversos periódicos.

Downloads

Publicado

2025-08-30