Geossociolinguística Cognitiva: variação sociocultural e espacial na cognição e no uso da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a67973Resumo
A emergência de uma Geossociolinguística Cognitiva, um paradigma interdisciplinar que integra os princípios da Sociolinguística, da Geolinguística e da Linguística Cognitiva, desenvolvido na tese de doutorado de Santos (2021), representa um dos modelos mais recentes da Linguística Cognitiva. Seu objetivo é explorar as dimensões geosociocognitivas da variação e da mudança linguística, utilizando métodos empíricos quantitativos e robustos. Neste estudo, portanto, apresentam-se as razões da necessidade da emergente área, ainda que sinopticamente, mostrando sua inevitabilidade dentro do escopo da Linguística Cognitiva, os modos e os métodos de conciliar os aspectos “cognitivos”, “socioculturais” e “geoespaciais”. Como aplicação ao português apresenta-se um panorama de uma pesquisa sobre a variação onomasiológica conceptual dentro do domínio da sexualidade, mais especificamente dos órgãos genitais-sexuais feminino e masculino, fazendo usufruto de uma amostra sociodialetológica representativa de 72 colaboradores inquiridos e residentes da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil, desde uma perspectiva do modelo de descrição linguística em tema.
Palavras-chave: Variação onomasiológica. Conceptualização. Categorização. Prototipicidade. Geossociolinguística Cognitiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






