As funções semântica e pragmática nas escolhas linguísticas na interpretação em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68094

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as escolhas linguísticas adotadas na interpretação em Libras relacionadas à semântica e à pragmática, em contextos de avaliação de proficiência na língua de sinais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, apoiada em um estudo de caso. Os dados foram constituídos a partir da gravação de uma banca de avaliação na área de tradução e interpretação de Libras/Português. A análise centra-se em recortes de vídeos das autoras, deste texto, as quais reproduziram, de forma fidedigna, os materiais selecionados que fazem parte do acervo da instituição responsável pela avaliação da proficiência. Foram analisados três excertos com foco nas escolhas lexicais, sintáticas, semânticas e pragmáticas. Os resultados revelam que, embora se trate da mesma temática interpretada, os candidatos recorreram a léxicos e estruturas sintáticas diferentes. Algumas dessas escolhas acabaram por gerar significados semânticos que não condizem com o texto da língua fonte. Apesar de a Libras oferecer múltiplos recursos linguísticos, como topicalização, dêixis e anáfora, entre outros, os dois candidatos não recorreram a eles, recaindo, muitas vezes, no português sinalizado. Pretende-se, a partir desta pesquisa, contribuir com os estudos que envolvem a tradução e a interpretação do par linguístico Libras-Português.
Palavras-chave: Libras. Tradução. Interpretação. Semântica. Pragmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziane Manosso Streiechen , Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR)

Possuiu Pós-Doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) – Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Curitiba/PR. Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro/PR. É professora de Libras, lotada no Departamento de Letras, da Unicentro, Câmpus Irati/PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro.

Denielli Kendrick , Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR)

Doutora em Educação-PPGE Universidade Estadual de Ponta Grossa (2023); Mestra em Educação - PPGE Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017); Especialista em Educação Especial atendimento às necessidades educacionais especiais (2004); Graduação em: Letras/Libras licenciatura (2023); Pedagogia (2003). Tradutora e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa, certificada pelo MEC em Proficiência em tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras (PROLIBRAS), na categoria Ouvintes Fluentes em Libras, com escolaridade de nível superior (2006). Participante do Grupo de Pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos - FOCUS/UNICENTRO/Irati/PR. Professora de Ensino Superior na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO, campus de Irati/PR, departamento de Letras (2025-). Atuou como professora da educação especial, área da surdez - SEED/PR, com experiência nas funções de tradutora e intérprete de Libras/língua portuguesa e professora de Sala de Recursos Multifuncional - SRM-Surdez (2004-2017). Atuou como tradutora e intérprete de Libras/língua portuguesa, no Ensino Superior - UNICENTRO(2004-2013). Atuou como técnica pedagógica no Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná - CAS Guarapuava/PR (2018-2022) e coordenadora deste Centro (2022-2025). Desenvolve pesquisas na Educação de Surdos, especialmente sobre a aquisição da língua de sinais, currículo, produção de metodologias, práticas e materiais para a educação bilíngue de crianças surdas.

Sarah Tamara Corrêa Hilgemberg, Instituto Federal do Paraná (IFPR/Irati)

Mestranda na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2018). Pós-graduada em Libras e em Educação Especial com ênfase em deficiência auditiva. Atualmente é Docente de Libras e Coordenadora no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Downloads

Publicado

2025-08-30