As funções semântica e pragmática nas escolhas linguísticas na interpretação em Libras
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68094Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as escolhas linguísticas adotadas na interpretação em Libras relacionadas à semântica e à pragmática, em contextos de avaliação de proficiência na língua de sinais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, apoiada em um estudo de caso. Os dados foram constituídos a partir da gravação de uma banca de avaliação na área de tradução e interpretação de Libras/Português. A análise centra-se em recortes de vídeos das autoras, deste texto, as quais reproduziram, de forma fidedigna, os materiais selecionados que fazem parte do acervo da instituição responsável pela avaliação da proficiência. Foram analisados três excertos com foco nas escolhas lexicais, sintáticas, semânticas e pragmáticas. Os resultados revelam que, embora se trate da mesma temática interpretada, os candidatos recorreram a léxicos e estruturas sintáticas diferentes. Algumas dessas escolhas acabaram por gerar significados semânticos que não condizem com o texto da língua fonte. Apesar de a Libras oferecer múltiplos recursos linguísticos, como topicalização, dêixis e anáfora, entre outros, os dois candidatos não recorreram a eles, recaindo, muitas vezes, no português sinalizado. Pretende-se, a partir desta pesquisa, contribuir com os estudos que envolvem a tradução e a interpretação do par linguístico Libras-Português.
Palavras-chave: Libras. Tradução. Interpretação. Semântica. Pragmática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






