Linguística cognitiva e estudos gramaticais da Libras: sinais técnicos em saúde e biossegurança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68155

Resumo

A intensificação das políticas públicas voltadas ao reconhecimento da Libras como língua oficial impulsionou o desenvolvimento de materiais bilíngues e a produção de glossários especializados. Este artigo tem como objetivo analisar os mecanismos linguísticos, gramaticais e cognitivos envolvidos na criação de sinais-termo em Libras, com foco em áreas técnicas como a Biossegurança e a Saúde. Fundamentado na linguística cognitiva, o estudo destaca a corporeidade como princípio estruturante da língua de sinais, associando a iconicidade à experiência sensório-motora e aos contextos socioculturais da comunidade surda. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, descritivo-analítica, articulando conceitos de lexicologia, lexicografia, terminologia e terminografia. A multimodalidade é apresentada como estratégia metodológica essencial para o registro e a validação de sinais, valorizando recursos visuais e sinalizados na construção de glossários acessíveis. A análise de fichas terminológicas revela a relevância da terminografia bilíngue como ferramenta de ensino e promoção da acessibilidade linguística em contextos de saúde. Por fim, observa-se que o modelo proposto por Francisco (2022) contribui para esta pesquisa ao propor uma estrutura de registro lexical que articula práticas de educação lexicográfica com os fundamentos da linguística cognitiva, reafirmando que a definição de um sinal-termo ultrapassa a descrição formal e deve refletir os processos cognitivos e socioculturais que o constituem. Enquanto língua visual-espacial, a Libras revela como os significados emergem da interação do corpo com o mundo físico e social.
Palavras-chave: Multimodalidade. Construção lexical. Corporeidade na Libras.

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Biografia do Autor

Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciências e Biotecnologia, Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras , Instituto de saúde Coletiva (HUAP) Vice- Líder do NUEDIS-CNPq (Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão de Surdos) da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro,UFF e do GEPSLIBRAS- Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras- CNPq na UNB,

Saulo Cabral Bourguignon, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Ciências Biológicas (1985) pela UGF, Mestrado em Biofísica pela Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1991) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi Diretor do Instituto de Biologia no período de abril de 2007 a janeiro de 2015. Foi coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF no período de janeiro de 2015 a julho de 2016. Foi presidente da Comissão de Biossegurança (CBio) da UFF no período de 2016 a Julho de 2019. Foi eleito Diretor do Instituto de Biologia para o quadriênio de 2019 a 2022, é Prof. Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular, professor do Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI), ministra aulas de Biologia Celular e Molecular e Biossegurança para cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Biológicas e da Saúde. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e também em Bioquímica de Proteínas e Protozoologia de parasitas humanos. A principal linha de pesquisa concentra-se na avaliação do efeito tripanomicida, em T. cruzi e Leishmania, de substâncias sintéticas e naturais extraídas de algas marinhas e plantas, como os compostos derivados de naftoquinonas. Atualmente tem trabalhado na área de inclusão social, orientado alunos de doutorado na elaboração de material didático bilingue (Libras e português) como livros, vídeos e glossários voltado para ciência, biotecnologia e biossegurança. Índice-h pela SCOPUS 21 e pela Google acadêmico o 22, índice I10 28. São 48 artigos publicados com 1515 citações.

Gláucio de Castro Júnior , Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Ciências Biológicas, Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciado em Letras-Libras, Licenciado em Letras-Português e Respectivas Literaturas, Licenciado em Pedagogia (UnB), Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, Mestre e Doutor em Linguística (UnB); Docente do Departamento em Linguística, Português e Línguas Clássicas (UnB); Coordenador do Laboratório Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras (VARLIBRAS/UnB), Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB); Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras (GEPSLIBRAS – CNPq/UnB).

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Publicado

2025-08-30