Propósitos retóricos da metáfora da doença: estudo sobre títulos noticiosos da política portuguesa

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DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68185

Resumo

A presença da metáfora no discurso político, assim como em outras atividades, tornou-se tão frequente, que, muitas vezes, já não é percebida como tal. Muito além do seu efeito estético, a metáfora constitui uma ferramenta ao serviço de propósitos comunicativos, devido à sua capacidade de criar novas realidades. Neste trabalho, pretende-se estudar o uso da metáfora conceptual da doença no âmbito político português e os seus propósitos retóricos. Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo exploratório que adota uma metodologia top-down, ou seja, que parte da metáfora conceptual da doença para os veículos (por exemplo, “cancro” ou “diagnóstico”) que concretizam a construção de diferentes metáforas linguísticas. A adoção desta metodologia resultou, até à data, num corpus composto por mais de 50 notícias sobre a política portuguesa, fornecendo uma base para uma análise mais aprofundada do enquadramento metafórico na comunicação política. Os dados apontam para a prevalência de veículos como “contaminado(s)”, “doente”, “diagnóstico” ou “sintoma” para a construção argumentativa da crítica ao adversário. Porém, existem também alguns casos em que a metáfora serve para credibilizar ou legitimar o enunciador, construindo uma imagem de herói ou salvador (cf. “médico”).
Palavras-chave: Metáfora conceptual. Metáfora linguística. Discurso político. Propósitos retóricos.

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Biografia do Autor

Sara Topete de Oliveira Pita, CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra (UC), Portugal

Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutora em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Membro integrado do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal, e membro colaborador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. Área de atuação na docência: Língua Portuguesa; Português L2/Língua Estrangeira; Técnicas de Redação, no âmbito do curso de Jornalismo e Comunicação. Principais áreas de investigação: análise de texto e de discurso; linguística cognitiva; linguística aplicada.

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Publicado

2025-08-30