O uso de sinais compostos por estudantes surdos do curso de Letras-Libras da UFPI: um estudo pelo viés sociolinguístico e abordagem cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68189

Resumo

Esta pesquisa, como foco na formação de sinais compostos em Libras, teve início a partir de observações feitas durante as aulas de Libras II, componente curricular do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nosso objetivo principal foi responder à seguinte questão: Quais fatores sociolinguísticos e cognitivos explicam as variações observadas na produção e uso de sinais compostos em Libras pelos estudantes surdos do curso de Letras-Libras da UFPI, em contraste com as formas descritas na literatura acadêmica? Buscamos analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística e da Linguística Cognitiva, os fenômenos que podem influenciar a formação, significação, uso e compreensão de sinais compostos em Libras por alunos surdos do 2º período do curso Letras Libras da UFPI. Realizamos uma pesquisa de campo qualitativa, com abordagem analítica descritiva, tendo como informantes três discentes surdos. Utilizamos 21 imagens não verbais projetadas representando sinais compostos advindas de trabalhos acadêmicos, como: Quadros e Karnopp (2004), Felipe (2006), Takahira (2012), Minussi e Takahira (2013), Figueiredo Silva e Sell (2009), e o dicionário Novo Deit-Libras de Capovilla, Raphael e Mauricio (2009), Langacker (1987, 2011), Goldberg (1995). Após a coleta dos dados, procedemos ao mapeamento dos sinais produzidos pelos participantes, subdividindo-os em duas categorias principais: animais e pessoas. Durante a análise, identificamos diversas regularidades linguísticas cognitivas e sociais subjacentes à percepção dos 3 estudantes surdos do curso de Letras-Libras em Teresina-PI, sobre a formação, convenção e uso de sinais compostos.
Palavras-chave: Morfologia da Libras. Sociolinguística. Linguística Cognitiva. Sinais compostos. Estudantes surdos.

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Biografia do Autor

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui Licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1975), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1979), Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989) e Pós-Doutorado em Linguística pela UnB (2012). Atualmente é professor Titular na área(Linguística) na Universidade Federal do Piuaí, lotada na Coordenação de Letras Vernáculas - CLV e no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGEL /UFPI. É sócio efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste ( GELNE); é sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); é socio efetivo da ANPOLL no GT de Sociolinguística; é sócio efetivo da ALFAL. Foi Presidente do GELNE no período de 1991-1992. Foi Chefe do Departamento de Letras em 1991, Coordenadora do Mestrado em Letras no período de 2015-2017 e de set. a dez/2018 e Subcoordenadora do PPGEL no ano de 2017 a 2019. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Variação Linguística, Oralidade, Letramentos, Alfabetização, Pesquisa Colaborativa, Etnografia da Comunicação, Sociolinguística Interacional e Sociolinguística Educacional

Geisymeire Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Está cursando doutorado em Letras, com área de concentração em Linguística e linha de pesquisa em Análise de Discurso Materialista (ADM), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da UFPI. Possui mestrado em Letras, na linha de pesquisa em ADM, pelo PPGEL/UFPI (2021). É graduada em Letras - Libras pela Universidade Federal do Piauí (2019) e também possui licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) (2004). Atualmente, é bolsista da Universidade Aberta do Brasil, professora/coordenadora de estágio supervisionado da Universidade Aberta do Brasil, coordenadora de estágio supervisionado do Centro de Educação a Distância da UFPI e professora efetiva de Libras na UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, formação de professores, AEE, Libras, surdez e em Análise de Discurso Materialista com foco em Libras, deficiência, surdez e inclusão.

Heron Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor, Pesquisador, Tradutor, Intérprete e Áudio-Descritor. Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGEL na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Estudos Linguísticos pelo mesmo programa. Especialização em Libras com docência no ensino superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME. Graduado em Letras Libras pela UFPI. Curso de formação em Tradução Interpretação de Libra/Português no contexto educacional. Foi bolsista CNPq durante os anos de 2016, 2017 e 2018 no programa de Iniciação Científica - PIBIC, na área de Análise de Discurso e Literatura Surda. Membro desde 2019 do grupo de estudos e pesquisas em Análise de Discurso-NEPAD na UFPI. Atualmente é servidor efetivo lotado na coordenação do curso de Letras Libras - UFPI atuando como Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa. Atua desde de 2016 como professor de Libras e sua Literatura em cursos livres e de formação profissional. E-mail: fheron@ufpi.edu.br. Instagram: @hfs_libras

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Publicado

2025-08-30